Sensibilidade ao contraste, teste visual de

Outros nomes:
TESTE VISUAL DE SENSIBILIDADE AO CONTRASTE

Agendamento

Precisa Agendar

Prazo de Entrega

Em até 3 dias úteis (sem contar o sábado) às 18h

Principais indicações

- Medida da acuidade visual em baixo contraste para crianças verbais, alfabetizadas ou não, e adultos; - Exames admissionais, testes de empresas, medicina ocupacional, check-up de empresas; - Controle de tratamento de ambliopia ou tratamento oclusivo.

Regiões estudadas

- Normalmente, a perda de função visual é semelhante em altos e baixos níveis de contraste (Tipo I). - Em casos de uma pequena lesão no centro da mácula, a acuidade visual pode diminuir várias linhas, todavia, na visão de baixo contraste, a perda pode não existir ou ser muito pequena (Tipo II). - Tipo III é caracterizada por uma discreta ou nenhuma perda de acuidade visual em alto contraste e uma perda maior de função visual em baixo contraste. - As causas mais comuns que podem levar à perda visual em baixo contraste são: retinopatia diabética, catarata, glaucoma e neurite óptica.

Orientações necessárias

I - Informações sobre o exame - Neste exame não são instilados colírios. - Não será realizada consulta médica, somente o teste de sensibilidade ao contraste. - A permanência na sala de exames dura cerca de 15 minutos e é necessária a cooperação do cliente, sendo geralmente indicado para crianças verbais que respondam a estímulos visuais como figuras (não necessariamente alfabetizados) e para crianças e adultos alfabetizados. Se houver necessidade de complementação do exame para certeza diagnóstica, haverá recomendação de retorno em outra data. II - Critérios de realização - É necessário trazer solicitação médica, resultados de exames oftalmológicos já realizados, bem como os óculos em uso (para perto e para longe) e a receita mais recente de óculos fornecida pelo Oftalmologista. - Se usuário de lentes de contato, poderá portá-las para medidas com correção, mas deverá retirá-las durante o exame para medida sem correção.

Método

- Avaliação subjetiva de identificação de optotipos apresentados com reduzido contraste. - Para crianças verbais, alfabetizadas ou não e adultos. - Utilização de projetor de optotipos iluminado com figuras ou letras apresentados com nível alto e posteriormente com redução gradativa do nível de contraste.

Valor de referência

- Entre as pessoas com visão normal (acuidade visual de 20/20 ou 1.0), tanto a acuidade visual como a sensibilidade ao contraste tem um vasto leque de variação. - Uma mudança na sensibilidade ao contraste pode ser um dado muito importante no diagnóstico de algumas doenças.

Interpretação e comentários

- A causa mais comum de baixa sensibilidade ao contraste é uma mudança no poder refrativo do olho, que é um achado benigno. - A repetição da medida de sensibilidade ao contraste seria benéfica como uma parte dos exames de saúde de rotina para diagnosticar possíveis alterações no trajeto visual. - Causas patológicas que podem levar à perda visual em baixo contraste são: retinopatia diabética, catarata, glaucoma, neurite óptica e utilização de medicações de uso sistêmico com características tóxicas para retina.

Dias de Medicamento

0

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822