Serotonina, soro

Outros nomes:
5-HIDROXITRIPTAMINA NO SORO

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 15 dias corridos às 18h

Processamento e adequação da amostra

- Centrifugar a 2200 g por 10 minutos a 18º C - Aliquotar 1 mL de soro em tubo seco - Congelar a -20ºC. Estabilidade da amostra O tempo de estabilidade é contado após o processamento da amostra. Temperatura ambiente: 2 dias Refrigerado(2-8° C): 7 dias Congelado (-20° C): 3 meses Enviar congelado em gelo seco.

Método

- Cromatografia líquida de alta eficiência (HPLC).

Valor de referência

20 a 170 ng/mL.

Interpretação e comentários

- Esta dosagem é útil para o diagnóstico e acompanhamento da síndrome carcinoide (SC), especialmente quando a excreção urinária de ácido 5-hidroxiindolacético (5-HIAA) encontra-se em valores próximos ao limite superior da normalidade. A serotonina (5-hidroxitriptamina, 5-HT) é sintetizada a partir do aminoácido essencial triptofano por meio do intermediário 5-hidroxitriptofano (5-HTP). É produzida no sistema nervoso central (SNC), onde atua como um neurotransmissor e nas células neuroectodérmicas, células enterocromafins do trato gastrointestinal. Os pools do SNC e periférico são independentes e as células cromafins respondem por 80% da serotonina do corpo. A SC é uma neoplasia que se origina de células cromafins intestinais e cursa com sintomas diversos, tais como rubor facial, cólicas, diarreia e broncoespasmo. Além da dosagem sérica de serotonina, a determinação da excreção urinária de 5-HIAA e a dosagem de cromogranina A podem contribuir para o diagnóstico dessa síndrome. Os aumentos acima de 400 ng / mL são sugestivos de tumores carcinoides. Aumentos menores podem ser inespecíficos ou relacionados com uso de certos medicamentos. Assim, fica prejudicado o diagnóstico de pequenos tumores pelas dosagens de serotonina. - A serotonina se tornou conhecida, nos últimos anos, graças ao advento dos inibidores seletivos de recaptura desse neurotransmissor, dos quais o pioneiro é a fluoxetina. No entanto, apenas 1% da serotonina está contido no sistema nervoso central e, assim, a dosagem do composto no soro não retrata apropriadamente seu pool cerebral. Convém adicionar que o uso de inibidores de recaptura de serotonina - como citalopram, escitalopram, fluoxetina, fluvoxamina, paroxetina, sibutramina e venlafaxina - pode levar a uma redução do volume circulante desse composto. Entretanto, a suspensão desses medicamentos não é necessária para a coleta desse exame e só deve ser realizada se houver orientação expressa do médico assistente. Caso seja feita a retirada da medicação, os valores retornam aos níveis basais após 20 dias. Os medicamentos que, por sua vez, podem elevar as concentrações de serotonina incluem lítio, inibidores da MAO, metildopa, morfina e reserpina. Os níveis observados, porém, são geralmente menores que 400 ng / ml.

Orientações necessárias

I - Interferentes: - O uso de medicamentos antidepressivos que inibem a recaptação de serotonina - como lítio, inibidores da monoamina oxidase, metildopa, morfina e reserpina Inibidores seletivos da recaptação de serotonina (por exemplo, fluoxetina) citalopram, escitalopram, fluoxetina, fluvoxamina, paroxetina, sibutramina e venlafaxina - pode levar a uma diminuição de seus níveis séricos . Entretanto, a suspensão desses medicamentos não é necessária para a coleta deste exame e só deve ser realizada se houver orientação expressa do médico assistente. Caso seja feita a retirada da medicação, os valores retornam aos níveis basais após 20 dias. - O paciente não deve ingerir, na véspera e no dia dacoleta do exame, os seguintes Alimentos: abacates, bananas, ameixas, nozes, abacaxi, berinjela, tomate, kiwi, tâmaras, toranja e melão

Dias de Medicamento

0

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822