Manual de exames

Sobrecrescimento bacteriano, no intestino delgado, hidrogênio do ar expirado

Outros nomes: TESTE RESPIRATÓRIO PARA SOBRECRESCIMENTO BACTERIANO, HIDROGÊNIO NO AR EXPIRADO PARA SOBRECRESCIMENTO BACTERIANO, TESTE NO AR EXPIRADO PARA PESQUISA DE SOBRECRESCIMENTO BACTERIANO, TESTE RESPIRATÓRIO PARA SUPER CRESCIMENTO BACTERIANO, TESTE NO AR EXPIRADO PARA PESQUISA DE SUPER CRESCIMENTO BACTERIANO, HIDROGÊNIO NO AR EXPIRADO PARA SUPER CRESCIMENTO BACTERIANO, Teste respiratório para SIBO, Teste do hidrogênio expirado para supercrescimento bacteriano

Este exame precisa ser agendado

Orientações necessárias

I - Fases do exame e tempo de duração
- Trata-se de uma prova de absorção, onde são realizadas dosagens de hidrogênio no ar expirado antes e após a administração de lactulose via oral (jejum, 15, 30, 45, 60, 90, 120, 150 e 180 min).
- O teste tem duração aproximada de 180 minutos.
- Em alguns casos, podem ocorrer desconforto abdominal e/ou diarreia e vomito após o exame.

II - Preparo
- Este exame requer um jejum de oito horas (com exceção de água pura, que pode ser ingerida).
- É obrigatório fazer a dieta indicada nas instruções no dia anterior ao exame.
- Paciente não pode fumar 12 horas antes e durante o teste.
- Não utilizar antibióticos nas quatro semanas que antecedem o teste.
- Suspender drogas procinéticas (bromoprida, domperidona, prucaloprida) e laxativos 24 horas antes do teste.
- O cliente não deve tomar laxante e medicação pró cinética (bromoprida, domperidona, prucaloprida) no dia anterior ao teste.
- O cliente não deve realizar esforço físico no dia do exame, antes da coleta.
- Caso apresente diarreia nos dois dias que antecedem a prova ou mesmo no dia de sua realização, o cliente precisa agendá-la novamente para outra data.
- Na manhã do teste o paciente deve fazer uma escovação dos dentes otimizada.
- No dia anterior ao teste, o paciente deve evitar ingerir alimentos à base de carboidratos complexos.
Evitar: Produtos de trigo (incluindo pão, massas, macarrão, bolachas, biscoitos, bolo, cereais), centeio, cevada, granola, muslii, Alcachofra, aspargos, couve-flor, alho, alho-poró, cogumelos, quiabo, ervilhas, Maçã, damasco, cereja, manga, nectarina, pera, pêssego, ameixa, melancia, banana, mamão e frutas secas, Feijão de qualquer tipo, grão de bico, lentilha, soja, e castanha de caju, amêndoa, Leite, iogurte, sorvete, queijo, bebidas à base de soja ou de amêndoa (“leite de soja ou de amêndoa”), Refrigerantes e outras bebidas com frutose, Mel, xarope de milho, adoçantes com frutose, sorbitol, xilitol, maltitol, balas e gomas de mascar sem açucar.
Permitido: Arroz, quinoa, tortilhas de milho, pipoca, Cereal flocos de milho e flocos de arroz, Pimentões, cenoura, pepino, berinjela, couve, alface, azeitonas, espinafre, abóbora, abobrinha e tomate, Melão, kiwi, limão, laranja, abacaxi e morango, Carne, ovos, peixe, Leite e derivados sem lactose. Bebidas à base de arroz (“leite de arroz”), Água, café e chás, Adoçantes (Stevia) e açúcar.

III - Restrição de Exame
- Quadro febril (paciente não pode estar com febre)
- Quadro agudo de vomito e diarreia
- Problemas infecciosos odontológicos (dente ou gengiva)
- Infecção de COVID-19- intervalo de 15 dias do início dos sintomas para infecções leves e 30 dias do - início dos sintomas para casos graves (internação).

Processamento e adequação da amostra

Conferir os horários de coleta e resultados na folha de trabalho

Método

Dosagem de hidrogênio no ar expirado por sensor eletroquímico.


Valor de referência

- Ausência de sobrecrescimento bacteriano no intestino delgado: não ocorre elevação de hidrogênio > 20 ppm do valor de jejum.

Interpretação e comentários

- O teste é útil no diagnóstico de sobrecrescimento bacteriano no intestino delgado, por exemplo na síndrome da alça cega, alterações do transito intestinal, ressecções gástricas e intestinais.
- Se houver elevação de hidrogênio > 20 ppm do valor de jejum antes do tempo 60-90 min para crianças (a depender da idade e tamanho) e 90 minutos para adultos indica sobrecrescimento bacteriano do intestino delgado.
- O teste tem a limitação de diagnóstico em pacientes com microbiota intestinal produtora de metano e não de hidrogênio.
- Ressalta-se que existem situações duvidosas em que o exame é interpretado caso a caso.

Convênio e cobertura

Consulte nossa página de Convênios para mais informações

Particular e valores

Não tem convênio? Fale com a gente e consulte as condições especiais de pagamento particular.

Faça em casa

Agora, você pode fazer exames de sangue, urina e fezes em casa, no trabalho ou onde preferir. Consulte as regiões de cobertura