Sobrecrescimento bacteriano, no intestino delgado, hidrogênio do ar expirado

Outros nomes:

TESTE RESPIRATÓRIO PARA SOBRECRESCIMENTO BACTERIANO

HIDROGÊNIO NO AR EXPIRADO PARA SOBRECRESCIMENTO BACTERIANO

TESTE NO AR EXPIRADO PARA PESQUISA DE SOBRECRESCIMENTO BACTERIANO

TESTE RESPIRATÓRIO PARA SUPER CRESCIMENTO BACTERIANO

TESTE NO AR EXPIRADO PARA PESQUISA DE SUPER CRESCIMENTO BACTERIANO

HIDROGÊNIO NO AR EXPIRADO PARA SUPER CRESCIMENTO BACTERIANO

Orientações necessárias

I - Fases do exame e tempo de duração - Trata-se de uma prova de absorção, onde são realizadas dosagens de hidrogênio no ar expirado antes e após a administração de lactulose via oral (jejum, 15, 30, 45, 60, 90, 120, 150 e 180 min). - O teste tem duração aproximada de 180 minutos. - Em alguns casos, podem ocorrer desconforto abdominal e/ou diarreia e vomito após o exame. II - Preparo - Este exame requer um jejum de oito horas (com exceção de água pura, que pode ser ingerida). - É obrigatório fazer a dieta indicada nas instruções no dia anterior ao exame. - Paciente não pode fumar 12 antes e durante o teste. - O cliente não deve tomar laxante e medicação pró cinética (bromoprida, domperidona, prucaloprida) no dia anterior ao teste. - O cliente não deve realizar esforço físico no dia do exame, antes da coleta. - Caso apresente diarreia nos dois dias que antecedem a prova ou mesmo no dia de sua realização, o cliente precisa agendá-la novamente para outra data. Restrição de Exame Quadro febril (paciente não pode estar com febre) Quadro agudo de vomito e diarreia Problemas infecciosos odontológicos (dente ou gengiva) Infecção de COVID-19- intervalo de 15 dias do início dos sintomas para infecções leves e 30 dias do início dos sintomas para casos graves (internação). - Se forem solicitadas mais de uma prova de absorção /ou sobrecarga / curva (glicose, lactose, sacarose e/ou xilose), estas provas poderão ser agendadas em qualquer ordem, desde que sejam marcadas com, no mínimo, 2 dias de intervalo entre qualquer uma delas. Entretanto, caso haja diarreia após a realização, deve-se cancelar as demais e remarcá-las somente após 3 dias de cessado o quadro diarreico. - Se forem solicitados mais de um teste respiratório, agendar primeiro o BACTRESP. Agendar com no mínimo, 2 dias de intervalo entre os testes. Entretanto, caso haja diarreia após a realização, deve-se cancelar as demais e remarcá-las somente após 3 dias de cessado o quadro diarreico.

Processamento e adequação da amostra

Conferir os horários de coleta e resultados na folha de trabalho

Método

Dosagem de hidrogênio no ar expirado por sensor eletroquímico.

Valor de referência

- Ausência de sobrecrescimento bacteriano no intestino delgado: não ocorre elevação de hidrogênio > 20 ppm do valor de jejum.

Interpretação e comentários

- O teste é útil no diagnóstico de sobrecrescimento bacteriano no intestino delgado, por exemplo na síndrome da alça cega, alterações do transito intestinal, ressecções gástricas e intestinais. - Se houver elevação de hidrogênio > 20 ppm do valor de jejum antes do tempo 60-90 min para crianças (a depender da idade e tamanho) e 90 minutos para adultos indica sobrecrescimento bacteriano do intestino delgado. - O teste tem a limitação de diagnóstico em pacientes com microbiota intestinal produtora de metano e não de hidrogênio. - Ressalta-se que existem situações duvidosas em que o exame é interpretado caso a caso.

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo Whatsapp (11) 3179-0822.

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 10x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame pelo Whatsapp (11) 3179-0822.