Sorotipagem, complementação

Orientações necessárias

- Este exame não necessita de preparo.

Processamento e adequação da amostra

- Não manusear; - Enviar à seção, em temperatura ambiente. Estabilidade da amostra: Temperatura ambiente: 3 dias; Refrigerada (2-8 ºC): 7 dias; Congelada (-20 ºC): não aceitável.

Método

Metodologia padrão: gel-teste Metodologia complementar (quando aplicável): lectinas, painel estendido para fenótipos RhD variantes, técnicas de bloqueio, entre outras.

Interpretação e comentários

- O teste é realizado em sangue total pela técnica de gel-teste. Na população caucasiana, 44% dos indivíduos pertencem ao grupo O, 44% ao grupo A, 9% ao grupo B e 3% ao grupo AB. Nesse grupo, 85% são Rh-positivos. Na população oriental, a maioria é Rh-positiva. - O exame é útil na determinação do tipo sanguíneo antes de doações dirigidas, no estabelecimento do perfil pré-natal para aconselhamento, no preparo pré-operatório, na gestante e no recém-nascido quando se suspeita de incompatibilidade materno-fetal e na seleção de gestantes para imunoterapia anti-D (prevenção de sensibilização quando o feto é D-positivo). Variantes de RhD, denominada D(+) fraco, é pesquisada de rotina nos casos D(Rho)-negativos. Cerca de 1% da população caucasiana é D(+) fraco, mas, com os reagentes e os sistemas atuais, a maioria é identificada como D-positivo e somente alguns como D(+) fraco.

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo Whatsapp (11) 3179-0822.

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 10x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame pelo Whatsapp (11) 3179-0822.