Streptococcus pneumoniae, pesquisa de antígenos, urina

Outros nomes:
ANTÍGENOS DE STREPTOCOCCUS PNEUMONIAE, PESQUISA NA URINA
STREPTOCOCCUS PNEUMONIAE, ANTÍGENO NA URINA
PNEUMOCOCO, ANTÍGENO NA URINA

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 1 dia útil (incluindo sábado) às 13h

Orientações necessárias

- O exame é indicado para a pesquisa de antígenos de Streptococcus pneumoniae (pneumococo) em amostra de urina ou liquor. - No caso de solicitação em liquor, se o material não for colhido no Fleury, é possível enviá-lo até 24 horas depois da coleta se estiver em temperatura ambiente ou em até uma semana se estiver refrigerado. - No caso de urina enviada, o prazo é de 12 horas sem refrigeração ou de 72 horas se a amostra estiver refrigerada.

Processamento e adequação da amostra

- Exame realizado em urina ou líquor. - Enviar amostra de urina em frasco estéril, com tampa de rosca, refrigerado. Urina Temperatura ambiente: até 12 horas; Refrigerado (2-8 °C): até 72 horas. Congelado : 14 dias Liquor: Enviar 2 mL em recipiente estéril. Estabilidade da amostra: Temperatura ambiente: até 24 horas Refrigerado (2-8 °C): até 1 semana - Enviar refrigerado

Método

- Pesquisa antígenos de Streptococcus pneumoniae em amostra de urina por reação imunocromatográfica.

Valor de referência

- Pesquisa negativa.

Interpretação e comentários

- O Streptococcus pneumoniae é um dos mais importantes agentes de infecções do trato respiratório inferior e o principal microrganismo responsável por pneumonias adquiridas na comunidade e também por meningites bacterianas. Este exame proporciona um diagnóstico ágil de pneumonia por pneumococo por meio da detecção de antígenos solúveis de S. pneumoniae na urina dos pacientes infectados. O teste é rápido e o resultado pode ser fornecido no mesmo dia do recebimento da amostra. Um resultado negativo não exclui definitivamente uma infecção por S. pneumoniae. Recomenda-se, para o diagnóstico definitivo, complementar a investigação com resultados de cultura de amostras do trato respiratório, hemocultura e eventual sorologia. A sensibilidade do método, quando aplicado em amostra de urina para o diagnóstico de pneumonia devido a Streptococcus pneumoniae, é de 71% a 94%, com especificidade de 91% a 96%. - Este teste pode ser aplicado para o diagnóstico de meningites causadas por Streptococcus pneumoniae, mas, em tal situação, o material clínico necessário é o liquor. A sensibilidade do método, quando aplicado em amostra de líquido cefalorraquidiano, é de 84% a 100%, com especificidade de 98 a 100%.

Hospitais

- Enviar o material a temperatura ambiente em frasco estéril, com tampa de rosca. Plantão noturno: manter a urina em geladeira até o envio. Se liquor, manter em temperatura ambiente em até 24 horas ou em geladeira até o envio.

Dias de Medicamento

0

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822