Manual de exames

Streptococcus pyogenes, Prova rápida, orofaringe

Outros nomes: ESTREPTOCOCOS BETA HEMOLITICOS, PV RAPIDA IDENTIF, Prova rápida identif estreptococo beta hemolítico, STREPTOCOCCUS PYOGENES, PESQUISA, Streptococcus pyogenes, Prova rápida para, Estreptococcus beta-hemolítico, grupo A, prova rápida, Teste rápido para streptococcus beta hemolítico do grupo A, Prova rápida para streptococcus beta hemolítico do grupo A

Este exame não precisa ser agendado

Orientações necessárias

- Recomenda-se a realização da prova com jejum de duas horas para evitar náuseas e/ou vômitos por ocasião da coleta. O jejum, porém, não é obrigatório.
- O exame compreende a coleta de material de orofaringe e amígdalas (uso de swab especial).
- Após a prova, o cliente deve permanecer na unidade de atendimento por 20 minutos sem se alimentar, pois, eventualmente, pode ser necessária uma nova coleta.
- Algumas das unidades de atendimento fazem a coleta do teste em horário restrito, sendo necessário consultar previamente a Central de Atendimento ao Cliente.

Processamento e adequação da amostra

ABON (Alere) Strep A

1- Ao abrir um novo kit testar os controles negativo e positivo

2- Registrar na face interna da tampa da caixa, o nome do colaborador que validou e a data da realização, inserir no Total QC . O kit só poderá ser utilizado caso os controles tenham os resultados esperados.

3- O kit deve ser mantido entre 2 a 30 ºC.

4- Seguir as instruções contidas na ITR-TRA-00002

- Kit Clearview Strep A:

1- Ao abrir um novo kit testar os controles negativo e positivo.

2- Registrar na face interna da tampa da caixa o nome do colaborador e data da realização, inserir no TOTALQC. O kit só poderá ser utilizado caso os controles tenham os resultados esperados.

3- O kit deve ser mantido sob refrigeração (2 a 8 ºC).

4- Seguir as instruções contidas na ITR-TRA-00002


Strep A test Bioeasy:
1- Ao abrir um novo kit testar os controles negativo e positivo.

2- Registrar na face interna da tampa da caixa e o nome do colaborador e data da realização, inserir no TOTAL QC . O kit só poderá ser utilizado caso os controles tenham os resultados esperados.

3- O kit deve ser mantido em temperatura ambiente.

4- Seguir as instruções contidas na ITR-TRA-0002.


Método

- Imunocromatográfico.

Valor de referência

Negativa

Interpretação e comentários

- A faringite aguda é uma apresentação clínica bastante freqüente na prática pediátrica, sendo tratada de modo empírico na maioria dos casos. A diferenciação clínica entre faringites bacterianas e virais nem sempre é evidente. Como os testes rápidos apresentam sensibilidade superior a 85% e especificidade superior a 95%, podem ser utilizados para guiar a decisão de uso empírico de antimicrobiano.
- Os testes baseiam-se no uso de anticorpos monoclonais para a detecção do carboidrato C específico do grupo de Lancefield, presente na parede celular de Streptococcus pyogenes.
A pesquisa do antígeno específico de Streptococcus pyogenes, feita em material de orofaringe, fica pronta em cerca de 30 minutos após a coleta, permitindo assim uma decisão terapêutica rápida e baseada em evidência laboratorial específica.
- Considerando a elevada especificidade do teste, diante de um resultado positivo, pode ser iniciada a terapêutica antimicrobiana empírica, sem necessidade de cultura de orofaringe, uma vez que não há relato de resistência aos betalactâmicos em S. pyogenes. O mesmo não se aplica aos macrolídeos, para os quais se recomenda realizar a cultura e teste de sensibilidade. A taxa de resistência a macrolídeos em S. pyogenes isolados de pacientes atendidos no Fleury durante o ano de 2016 foi de 16,0%.
- Recomenda-se que, em caso de negatividade do teste, seja realizada uma cultura de orofaringe.

Convênio e cobertura

Consulte nossa página de Convênios para mais informações

Particular e valores

Não tem convênio? Fale com a gente e consulte as condições especiais de pagamento particular.

Faça em casa

Agora, você pode fazer exames de sangue, urina e fezes em casa, no trabalho ou onde preferir. Consulte as regiões de cobertura