T4, soro

Outros nomes:

T4 TOTAL

TETRAIODOTIRONINA

TIROIDE T4 TOTAL

Tiroxina

Orientações necessárias

- O cliente deve informar ao Fleury os medicamentos tomados nos últimos 30 dias, especialmente hormônios tiroidianos e amiodarona. - Caso esteja utilizando hormônio tiroidiano (Euthyrox®, Puran T4®, Levoid® ou Synthroid®), o cliente precisa fazer a coleta antes da próxima dose ou, no mínimo, quatro horas após a ingestão do medicamento. - O uso de biotina e suplementos alimentares que contenham biotina devem ser suspensos 3 dias antes da coleta.

Processamento e adequação da amostra

- Aguardar 30 minutos; - Centrifugar a 2200 g por 10 minutos à 18ºC; - Não aliquotar; - Enviar à seção, em temperatura ambiente; - Volume: 0,4 mL de soro (ideal) - Mínimo : 0,3 mL; Estabilidade da amostra: Temperatura Ambiente: 3 dias Refrigerado: 15 dias Congelado: 6 meses

Método

- Imunoensaio eletroquimioluminescente.

Valor de referência

0 – 6 d: 5,0 a 18,5 µg/dL 7 d – 3 m: 5,4 a 17,0 µg/dL 4 – 12 m: 5,7 a 16,0 µg/dL 2 – 6 a: 5,9 a 14,7 µg/dL 7 – 11 a: 6,0 a 13,8 µg/dL 12 a 20 a: 5,9 a 13,2 µg/dL Acima de 20 a: 4,5 a 12,0 µg/dL

Interpretação e comentários

- A tiroxina (T4) é produzida pela tiroide e se liga a proteínas para circular, como a globulina ligadora de tiroxina (TBG), a pré-albumina ligadora de tiroxina (TBPA) e a albumina. Desse modo, há apenas uma pequena quantidade de T4 no organismo como hormônio livre. - Em geral, a concentração de T4 se eleva no hipertiroidismo e diminui no hipotiroidismo, podendo aumentar nos portadores de TBG alta - por exemplo, na vigência de tratamento com estrógenos e na gravidez - e cair nos casos de TBG baixa. É possível ainda que os níveis de T4 estejam elevados nos indivíduos que fazem uso de amiodarona e propranolol, nos portadores de hipertiroxinemia familiar, que têm albumina anômala, e na presença de anticorpos anti-T4. Por outro lado, o resultado pode estar reduzido em portadores de doenças sistêmicas graves. - Convém ponderar que, tanto para o diagnóstico de hipotiroidismo quanto para o de hipertiroidismo, a dosagem de T4 apresenta menor sensibilidade diagnóstica que a de hormônio tiroestimulante ou a de T4 livre.

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo Whatsapp (11) 3179-0822.

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 10x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame pelo Whatsapp (11) 3179-0822.