Outros nomes: Tratamento ou terapia com octreotato tetraxetana (177Lu), Tratamento ou terapia com octreotato-DOTA-177Lu, Tratamento ou terapia com DOTA-LUTÉCIO, Tratamento com Lutécio-177 para tumor neuroendócrino
Tratamento de tumores neuroendócrinos e, eventualmente, tumores não-neuroendócrinos, com expressão significativa de receptores de somatostatina subtipo 2.
I - Informações sobre o tratamento
- O tratamento completo compreende 3 a 5 aplicações do radiofármaco por via endovenosa. O intervalo entre as aplicações é de 6 a 10 semanas ou conforme orientação do médico solicitante.
- No caso de atendimento particular, o valor informado para o tratamento se refere a cada uma das aplicações do radiofármaco.
- Após alguns dias do tratamento, o cliente precisa retornar ao Fleury para aquisição de imagens. A data e o horário serão informados pela equipe de Medicina Nuclear no dia do tratamento.
II - Critérios de realização
- Este procedimento é realizado somente com solicitação médica.
- O procedimento não é realizado em gestantes, mulheres em fase de amamentação e portadores de doença psiquiátrica grave.
- É necessário acompanhante adulto desde o momento da chegada do cliente ao Fleury até o término do procedimento. Não é permitido acompanhante gestante.
- Devem ser apresentados exames prévios de: PET/CT ou cintilografia com análogo de somatostatina, exames de imagem (se possuir) e exames de sangue. Os exames serão confirmados no momento em que o setor de Medicina Nuclear entrar em contato para agendamento do tratamento.
III - Interferentes
- O Sandostatin LAR® precisa ser suspenso por 30 dias antes do tratamento e o medicamento Sandostatin (ação curta) deverá ser suspenso 24 horas antes. A interrupção de qualquer medicamento deve ter ordem expressa do médico assistente.
IV - Cuidados após o tratamento
- As orientações de cuidados serão informadas no dia do tratamento.
ATENÇÃO: em caso de necessidade de cancelamento, o cliente deve entrar em contato o mais rápido possível com o Fleury para cancelar o agendamento . O radiofármaco empregado no procedimento é de uso exclusivo do indivíduo que realizará o procedimento e será encomendado SOMENTE se o cliente confirmar sua presença (o Fleury entrará em contato para confirmação de presença alguns dias antes do agendamento).
Tratamento com radiofármaco emissor de partículas beta (Octreotato-DOTA marcado com lutécio-177), seguido de aquisição de imagens.
A terapia com Octreotato-DOTA-177Lu é indicada para pacientes com tumores neuroendócrinos e, eventualmente, tumores não-neuroendócrinos, que apresentem expressão significativa de receptores da somatostatina subtipo 2, evidenciada pelo exame de PET ou cintilografia com análogo da somatostatina.
Em alguns casos, nos quais a cirurgia com intenção curativa não estaria indicada, esta terapia pode atuar como tratamento neoadjuvante, pois o tumor pode se tornar passível de ressecção cirúrgia após o uso do Octreotato-DOTA-177Lu.
O tratamento completo compreende 3 a 5 aplicações do radiofármaco por via endovenosa. O intervalo entre as aplicações é de 6 a 10 semanas ou conforme orientação do médico solicitante. Atividade do radiofármaco: 200mCi.