Outros nomes: Teste de supressão com clonidina para avaliacao de metanefrinas plasmaticas, Metanefrinas plasmaticas apos supressão com clonidina, Feocromocitoma, dosagem de metanefrinas plasmaticas pos supressão com clonidina
"""Esse exame necessita de jejum de mínimo 8 horas e máximo 14 horas.
Necessita de agendamento
O exame não pode ser realizado se o paciente estiver em uso da medicação Metilfenidato (Ritalina®, Concerta®), Lisdexanfetamina (Venvanse®), Atomoxetina (ATENTAH) ou Viloxazine (Quelbree). É necessário suspensão dessas medicações por 72 horas, com a autorização do médico responsável para que o exame seja realizado.
- Cliente deverá obrigatoriamente estar acompanhado por adulto. Cliente sem acompanhante não poderá realizar o exame.
Não poderá dirigir e /ou realizar atividades que precisem de atenção após realização do exame por um período de 8-12hs.
Manter uma boa hidratação com líquidos por via oral após o exame.
Contraindicações:
- Processos Infecciosos, sejam virais, Bacterianos e Fúngicos."""
- Centrifugar a 2.200 g, por 10 minutos, a 4°C
- Aliquotar em tubo seco
- Volume mínimo: 0,75 mL de plasma
- Enviar congelado
- Estabilidade da amostra
-- temperatura ambiente: não aceitável
-- refrigerada (2-8ºC): não aceitável
-- congelada (-20ºC): 30 dias
Cromatografia líquida acoplada a espectrometria de massas em tandem
Supressão maior que 40% após ingestão da clonidina em relação as metanefrinas plasmáticas basais
" A metanefrina e a normetanefrina são metabólitos da adrenalina e da noradrenalina, que constituem hormônios secretados por tumores originários das células cromafins (feocromocitoma e paraganglioma).
- A quantificação da fração livre desses metabólitos no plasma é atualmente considerada o teste de maior sensibilidade (98%) para o diagnóstico de feocromocitoma. Nos casos de alto risco, ou seja, com lesão adrenal vascular, presença de sintomatologia típica e história familiar desse tumor, a especificidade do exame é alta (96%), mas diminui um pouco (85%) nos casos de baixo risco, com incidentaloma adrenal e hipertensão isolada. Nesses pacientes, portanto, testes complementares, como a dosagem urinária de catecolaminas e metanefrinas, assim como a dosagem sérica da cromogranina A, devem ser considerados para a definição diagnóstica.
- Valores de normetanefrina e metanefrina abaixo de 0,9 nmol/L e 0,5 nmol/L, respectivamente, excluem a hipótese de feocromocitoma/paraganglioma funcionante, enquanto resultados acima de 2,2 nmol/L, para a normetanefrina, e acima de 1,1 nmol/L, para a metanefrina, sugerem fortemente esse diagnóstico.
Pacientes com valores acima da referência e menores que 4 x o limite superior da normalidade, podem se beneficiar dessa prova, pois supressão superior a 40%, exclui feocromocitoma/paraganglioma.
"