Teste de Broncoprovocação, com Metacolina

Outros nomes:
BRONCOPROVOCACAO
ESPIROMETRIA COM BRONCOPROVOCACAO
PROVOCACAO BRONQUICA
TESTE DE BRONCOPROVOCACAO
TESTE DE HIPERREATIVIDADE BRONQUICA
TESTE DE BRONCOPROVOCAÇÃO COM METACOLINA
ESPIROMETRIA COM METACOLINA
BRONCOPROVOCAÇÃO E ESPIROMETRIA COM APÓS BRONCODILATADOR OU BD OU BETA 2
ESPIROMETRIA COM BRONCOPROVOCAÇÃO E APÓS BRONCODILATADOR OU BD OU BETA 2
PROVOCAÇÃO BRÔNQUICA E ESPIROMETRIA APÓS BRONCODILATADOR OU BD OU BETA 2
TESTE DE BRONCOPROVOCAÇÃO E ESPIROMETRIA APÓS BRONCODILATADOR OU BD OU BETA 2
TESTE DE HIPERREATIVIDADE BRÔNQUICA E ESPIROMETRIA APÓS BRONCODILATADOR OU BD OU

Agendamento

Precisa Agendar

Prazo de Entrega

Em até 1 dia útil (sem contar o sábado) às 18h

Orientações necessárias

I - Critério de realização - Este exame é realizado em clientes com idade igual ou superior a 7 anos. - Para crianças entre 6 anos e 6 anos e 11 meses, é necessário entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente para consultar os médicos responsáveis e verificar a possibilidade de realização do procedimento. - Contudo, em crianças com idade inferior a 6 anos, o exame não é feito. - Para realizar o exame, comparecer à unidade sem o uso de batom. - Informar as medicações em uso nos últimos sete dias. - É necessário apresentar os resultados de provas funcionais ventilatórias feitas anteriormente. - Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de um responsável legal no dia do exame. II - Contra-indicações - As seguintes condições contra-indicam a realização do exame: - uso de medicações broncodilatadoras no dia do exame (fenoterol, formoterol, salbutamol e similares); - infecções respiratórias; - gestação ou aleitamento; - angina (dor no peito) ou infarto agudo do miocárdio recente (até três meses); - hipertensão arterial não controlada; - aneurisma de aorta; - presença de padrão ventilatório obstrutivo grave já na avaliação inicial. III - Preparo - Na véspera do exame, suspender, com o consentimento e sob supervisão do médico requisitante, o uso de medicamentos anti-histamínicos e betabloqueadores e, no dia do exame, a administração de broncodilatadores. - É possível fazer uma dieta leve no dia do teste, no máximo até duas horas antes do horário marcado para sua realização. - Nas seis horas que antecedem o procedimento, o cliente não pode realizar atividade física nem consumir café, chá, Coca-Cola®, bebida alcoólica e chocolate. - Fumantes precisam ficar sem fumar pelo menos duas horas antes do teste.

Método

- Exame realizado utilizando-se aparelhagem KOKO, com administração de METACOLINA com dosímetro acoplado ao espirômetro

Valor de referência

- Valores de espirometria basal (VEF1), comparados com valores obtidos após inalação com doses de metacolina com concentrações progressivas. Teste considerado positivo quando existe queda maior que 20% (VEF1).

Interpretação e comentários

- A incidência da asma na população em geral traduz sua importância no contexto de saúde pública. O teste de broncoprovocação apresenta-se como passo seguinte no algoritmo de investigação de quadros asmatiformes, quando a espirometria, avaliada em conjunção com o quadro clínico, não firmou nem excluiu o diagnóstico da doença. - A maior característica do exame é sua alta sensibilidade. Um teste negativo é de excelente valor, tanto para a indicação de uma melhor investigação diagnóstica quanto para a exclusão do diagnóstico de asma brônquica em indivíduos com espirometria normal. Neste último caso, o resultado evita o uso crônico e desnecessário de drogas, assim como a demora na investigação do correto diagnóstico etiológico. - Além disso, o teste de broncoprovocação constitui boa ferramenta para avaliar a asma ocupacional, assim como para medir a gravidade da asma brônquica ou da dispnéia de origem desconhecida. - Geralmente, o quadro clínico que indica a realização deste método se caracteriza por crises de sibilos, tosse crônica, broncopneumonia recorrente, dispnéia não explicada ou bronquite de resolução lenta. - Mesmo sendo um exame bastante seguro e com baixíssimos índices de complicação, o teste de broncoprovocação é realizado no Fleury com total acompanhamento médico especializado, incluindo controle clínico e funcional ininterrupto, além de todo o aparato farmacológico e de equipamentos recomendado pela American Thoracic Society para a condução segura desse tipo de procedimento. - Diante de sua alta sensibilidade e segurança, assim como dos resultados confiáveis que fornece, o teste de broncoprovocação é uma ferramenta que deve ocupar espaço cada vez maior dentro dos estudos fisiológicos pulmonares, permitindo maior acurácia diagnóstica e melhor controle terapêutico.

Dias de Medicamento

IMPORTANTE: Anotar medicamento(s) do (s)último(s): 7 dias(s).

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822