Outros nomes:
cortisol plasmático após 2 mg de dexametasona overnight
cortisol após 2 mg de dexametasona overnight
Cortisol sérico das 08h, após 2 mg de dexametasona
Cortisol plasmático após 2mg de dexametasona overnight
Cortisol após 2mg de dexametasona overnight
Cortisol após 2mg de dexametasona
Cortisol após 2mg de dexametasona 23h
Cortisol após 2mg de deametasona entre 23-24 horas
Teste de baixa dose com 2mg de dexametasona
Teste de baixa dose com 2mg de dexametasona overnight
Teste de baixa dose com 2mg de dexametasona 23h
Teste de baixa dose com 2mg de dexametasona entre 23-24 horas
Teste de supressão com 2mg de dexametasona
Teste de supressão com 2mg de dexametasona overnight
Teste de supressão com 2mg de dexametasona 23hs
Teste de supressão com 2mg de dexametasona entre 23-24 horas
Teste de supressão com 2mg de dexametasona por 48 horas
Teste de supressão com 2mg de dexametasona por 2 dias
Teste de supressão com 2mg para síndrome de cushing
Teste de Liddle 1
Teste de Liddle 1 clássico
Cortisol sérico das 8h após 2mg de dexametasona
I - Informações sobre o exame - O exame compreende a dosagem de cortisol após supressão com dexametasona. - O medicamento deve ser tomado de 6 em 6 horas, na dose de 0,5 mg de dexametasona em cada tomada, começando às 12 horas do primeiro dia e terminando às 6 horas do terceiro dia (1º dia às 12, 18 e 24 horas; 2º dia às 6, 12, 18 e 24 horas; 3º dia às 6 horas), totalizando oito doses. Colher amostra de cortisol às 8h do terceiro dia. - O cliente não deve fazer outros exames de sangue no dia da coleta do cortisol. A dose padrão para este exame é 2mg por dia, totalizando 4 mg. Este teste também pode ser realizado após administração de 2 mg de dexametasona às 23h,dose única, na noite anterior à coleta do cortisol.Neste caso, a dose total será de 2 mg de dexametasona. A forma de administração da dexametasona deve ser orientada pelo médico do cliente. Caso o médico não especifique a forma de administração da medicação, fazer dose única de 2 mg na noite anterior, às 23h, e colher cortisol na manhã do dia seguinte, às 08h. II - Critérios de realização - Este exame é realizado somente com solicitação médica. - Clientes menores de 18 anos deverão vir acompanhados de um adulto responsável. - O cliente não deve usar laxantes na véspera do exame. - É necessário informar os nomes dos medicamentos utilizados nos últimos 30 dias, em especial corticoides Atenção: O Fleury fornece a medicação necessária para o exame em todas unidades de atendimento
- Aguardar 30 minutos; - Centrifugar a 2200 g por 10 minutos a 18 ºC; - Não aliquotar; - Enviar à seção, em temperatura ambiente; - Volume: 0,5 mL de soro. Interferentes: Presença de EDTA ou Citrato na amostra. Estabilidade da amostra: Temperatura ambiente: 2 dias; Refrigerada (2-8 ºC): 7 dias; Congelada (-20 ºC): 2 anos.
- Imunoensaio competitivo por eletroquimioluminescência
- Em normais, espera-se a depressão dos níveis de cortisol para valores abaixo de 1,8 microg/dL
- Este é o principal teste de triagem para o diagnóstico de síndrome de Cushing. Os indivíduos cujos níveis de cortisol não caírem a valores inferiores a 1,8 microgramas/ dL devem prosseguir com a propedêutica.
Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo Whatsapp (11) 3179-0822.
Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 10x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?
Não possui cadastro? Cadastre-se já!
Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame pelo Whatsapp (11) 3179-0822.