Teste de supressão do cortisol, após 2 mg de dexametasona, soro

Jejum

Para todas as idades jejum mínimo necessário de 8 horas

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 2 dias úteis (sem contar o sábado) às 20h

Orientações necessárias

I - Informações sobre o exame - O exame compreende a dosagem de cortisol após supressão com dexametasona. - O medicamento deve ser tomado de 6 em 6 horas, na dose de 0,5 mg de dexametasona em cada tomada, começando às 12 horas do primeiro dia e terminando às 6 horas do terceiro dia (1º dia às 12, 18 e 24 horas; 2º dia às 6, 12, 18 e 24 horas; 3º dia às 6 horas), totalizando oito doses. Colher amostra de cortisol às 8h do terceiro dia. - O cliente não deve fazer outros exames de sangue no dia da coleta do cortisol. A dose padrão para este exame é 2mg por dia, totalizando 4 mg. Este teste também pode ser realizado após administração de 2 mg de dexametasona às 23h,dose única, na noite anterior à coleta do cortisol.Neste caso, a dose total será de 2 mg de dexametasona. A forma de administração da dexametasona deve ser orientada pelo médico do cliente. Caso o médico não especifique a forma de administração da medicação, fazer dose única de 2 mg na noite anterior, às 23h, e colher cortisol na manhã do dia seguinte, às 08h. II - Critérios de realização - Este exame é realizado somente com solicitação médica. - Clientes menores de 18 anos deverão vir acompanhados de um adulto responsável. - O cliente não deve usar laxantes na véspera do exame. - É necessário informar os nomes dos medicamentos utilizados nos últimos 30 dias, em especial corticoides Atenção: O Fleury fornece a medicação necessária para o exame em todas unidades de atendimento

Processamento e adequação da amostra

- Aguardar 30 minutos; - Centrifugar a 2200 g por 10 minutos a 18 ºC; - Não aliquotar; - Enviar à seção, em temperatura ambiente; - Volume: 0,5 mL de soro. Interferentes: Presença de EDTA ou Citrato na amostra. Estabilidade da amostra: Temperatura ambiente: 2 dias; Refrigerada (2-8 ºC): 7 dias; Congelada (-20 ºC): 2 anos.

Método

- Imunoensaio competitivo por eletroquimioluminescência

Valor de referência

- Em normais, espera-se a depressão dos níveis de cortisol para valores abaixo de 1,8 microg/dL

Interpretação e comentários

- Este é o principal teste de triagem para o diagnóstico de síndrome de Cushing. Os indivíduos cujos níveis de cortisol não caírem a valores inferiores a 1,8 microgramas/ dL devem prosseguir com a propedêutica.

Dias de Medicamento

0

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822