Teste molecular rápido para detecção de, S AUREUS, swab nasal

Outros nomes:

PCR S. aureus

Teste rápido S. aureus

Teste molecular rápido S. aureus resistente à oxacilina (MRSA)

Orientações necessárias

- O teste é útil para avaliação rápida de colonização nasal por Staphylococcus aureus sensível ou resistente à Oxacilina. - Nas 72 horas que antecedem o exame, o cliente não pode utilizar pomadas ou cremes contendo antibiótico na região da qual a amostra será coletada.

Processamento e adequação da amostra

As amostras devem ser enviadas à UNIDADE TÉCNICA DO HOSPITAL SÍRIO LIBANES à temperatura ambiente até 24 horas após a coleta. O material permanece estável nas seguintes condições: - Temperatura ambiente: até 24 horas; - Refrigerado (2°C a 8°C): até 5 dias; - Congelado (-20°C): não aceitável Hospital Sírio Libanês: - Processar a amostra no GeneXpert e liberar laudo conforme descrito no POP referente.

Método

PCR em tempo real - Xpert SA Nasal Complete - GeneXpert

Valor de referência

Não detectável

Interpretação e comentários

O Staphylococcus aureus é um importante agente de infecções comunitárias e infecções relacionadas aos cuidados com a saúde. Estudos recentes evidenciam que há redução significativa das taxas de infecção do sítio cirúrgico por este agente quando pacientes colonizados são descolonizados antes do ato cirúrgico. A cultura do swab nasal em meio seletivo é o teste mais sensível para a detecção de colonização por S. aureus, mas muitos pacientes não são submetidos a essa avaliação antes da internação para realização do procedimento cirúrgico. O teste molecular rápido para pesquisa de S. aureus em swab nasal é uma alternativa para seleção de pacientes que devem ser submetidos à descolonização com clorexidina e Mupirocina antes do procedimento cirúrgico. Em estudo randomizado este conjunto de procedimentos levou a uma redução de cerca de 50% nas taxas de infecção por S. aureus (Bode LG et al. Preventing surgical-site infections in nasal carriers of Staphylococcus aureus. N Engl J Med. 2010;362(1):9-17). A sensibilidade do teste molecular rápido para detecção de S. aureus sensíveis à oxacilina é de 86,5% e a especificidade é de 98,5%. Para S. aureus resistentes sensíveis à oxacilina a sensibilidade é de 89,3% e a especificidade é de 97,95% (Patel PA et al. Performance of the Cepheid Xpert® SA Nasal Complete PCR assay compared to culture for detection of methicillin-sensitive and methicillin-resistant Staphylococcus aureus colonization. Diagn Microbiol Infect Dis. 2014;80(1):32-4).

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo Whatsapp (11) 3179-0822.

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 10x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame pelo Whatsapp (11) 3179-0822.