Teste Sorológico Confirmatório para, Zika Vírus, soro

Outros nomes:
SOROLOGIA CONFIRMATÓRIA PARA ZIKA VÍRUS
TESTE CONFIRMATÓRIO PARA ZIKA VÍRUS
Z-QUICK

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 15 dias corridos às 19h

Orientações necessárias

- Não é necessário preparo para este exame. - Este exame pesquisa anticorpos específicos contra o vírus Zika, que apresentam menor possibilidade de reação cruzada com outros vírus (como o da dengue), o que permite sua utilização como teste confirmatório de resultados obtidos por meio de outras técnicas de sorologia. - Este teste não diferencia IgG de IgM contra vírus Zika, de modo que sua realização é recomendada apenas em conjunto ou em seguida da realização da sorologia convencional.

Processamento e adequação da amostra

- Aguardar 30 minutos - Centrifugar a 3000 rpm por 10 minutos a 18ºC - Aliquotar 1 mL para tubo de alíquota padrão. - Enviar refrigerado ao LARI/LARN. - Volume ideal: 1 mL; volume mínimo: 0,5 mL. ATENÇÃO: Utilizar a etiqueta SORO/TESTE para fazer alíquota extra de 0,5 mL de soro, caso tenha volume suficiente, e encaminhar para o setor do LARI/LARN. ESTABILIDADE DA AMOSTRA: - Temperatura ambiente: 5 dias; - Refrigerada (2-8ºC): 10 dias; - Congelada (-20ºC): Não aceitável.

Método

Ensaio imunoenzimático competitivo.

Valor de referência

NÃO REAGENTE.

Interpretação e comentários

O diagnóstico de infecção por vírus Zika tem importância, sobretudo, em gestantes e indivíduos em programação de reprodução assistida, devido aos riscos pontenciais de transmissão sexual e materno-fetal, com possibilidade de graves consequências para o feto. A técnica diagnóstica mais específica é a PCR no sangue ou na urina, contudo, o intervalo de tempo em que esse teste pode ser utilizado a partir da aquisição da infecção é restrito (7 dias para o sangue e 20 para urina), de modo que pode ser necessário empregar técnicas sorológicas. A pesquisa de anticorpos pode levar a resultados de difícil interpretação, uma vez que é frequente a reatividade cruzada com anticorpos contra outros arbovírus, principalmente o vírus da dengue. O teste confirmatório utiliza uma técnica baseada em competição de anticorpos monoclonais que permite a distinção de clones de IgG e IgM anltamente específicos para o vírus Zika, com baixíssima probabilidade de reatividade cruzada com vírus dengue, podendo representar uma ferramenta útil no contexto em que o diagnóstico diferencial é mandatório.

Dias de Medicamento

0

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822