Testosterona, após estímulo com Gonadotrofina coriônica (15), soro

Outros nomes:

Testosterona, após estímulo com Gonadotrofina coriônica (15)

Testosterona, após estímulo com HCG(15)

Testosterona,15 dias após estímulo com HCG

Orientações necessárias

I - Informações sobre o exame - Este exame é realizado durante 15 dias, mas o cliente só deverá comparecer ao Fleury no 1º, 3º e 8º, 10º e 15º dia. - No 1º dia o cliente deve comparecer ao Fleury para colher a amostra basal de sangue para a dosagem de testosterona e receber a gonadotrofina coriônica humana por via intramuscular. - No 3º, 8º e 10º dia o cliente precisa voltar ao Fleury para receber a gonadotrofina coriônica humana por via intramuscular. A aplicação das injeções também pode ser feita em uma farmácia de sua escolha (neste caso, o Fleury fornece o medicamento). - Por fim, no 15º dia, o exame termina a prova com uma nova coleta de sangue para a dosagem de testosterona. - O cliente pode apresentar erupções na pele, o que, no entanto, ocorrem raramente. II - Critérios de realização - Este exame é realizado somente com solicitação médica. - Este exame não pode ser feito em pessoas com hipersensibilidade conhecida à gonadotrofina coriônica. - É necessário informar os nomes dos medicamentos em uso, especialmente hormônios esteróides.

Processamento e adequação da amostra

- Aguardar 30 minutos; - Centrifugar a 2200 g por 10 minutos a 18 ºC; - Não aliquotar; - Enviar à seção, em temperatura ambiente; - Volume: 1,0 mL de soro. Estabilidade da amostra Temperatura Ambiente: 3 dias Refrigerado: 7 dias Congelado: 6 meses

Método

- Imunoensaio competitivo por eletroquimioluminescência.

Valor de referência

- Sexo masculino: 240 a 816 ng/dL - Sexo feminino : 9 a 83 ng/dL - Crianças pré-púberes (sexo masculino maiores de 1 ano): até 40 ng/dL - Crianças pré-púberes (sexo feminino): até 40 ng/dL Interpretação: -- Resposta normal: nível de testosterona pós-HCG superior a 200 ng/dL acima do nível basal. -- Nivel de testosterona pós-HCG inferior a 200 ng/dl acima do nível basal indica reserva de células de Leydig diminuida ( Ex.: síndrome de Klinefelter, orquite pós-infecciosa) -- Nível de testosterona basal e pós-HCG inferiores a 100 ng/dL indicam anorquia funcional ou anatômica.

Interpretação e comentários

- O teste tem indicação na determinação da presença de tecido testicular ativo em portadores de criptorquidia e no diagnóstico de anorquia. A gonadotrofina coriônica é um hormônio glicoprotéico com ações biológicas semelhantes às do hormônio luteinizante. Sendo assim, após uma injeção de hCG, ocorre estímulo para a produção de testosterona em caso de haver tecido testicular em funcionamento, ainda que ectópico.

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo Whatsapp (11) 3179-0822.

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 10x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame pelo Whatsapp (11) 3179-0822.