Testosterona livre, por LC-MS/MS, soro

Orientações necessárias

- A coleta deve ser feita até duas horas após o horário habitual de acordar ou conforme solicitação médica. A preferência do horário de coleta não se aplica a crianças menores de 10 anos. - O cliente deve informar ao Fleury os medicamentos em uso, especialmente os hormônios esteróides.

Processamento e adequação da amostra

- Aguardar 30 minutos; - Centrifugar a 2200 g por 10 minutos a 18 ºC; - Aliquotar todo volume de soro em 2 tubos de alíquota padrão: um tubo para TESTOMS e um tubo para SHBG - Enviar à seção, refrigerado - Volume mínimo: 0,5 mL de soro em cada tubo Estabilidade da amostra para TESTOMS: Temperatura ambiente: não aceitável Refrigerada (entre 2-8ºC): 30 dias Congelada (-20ºC): 1 ano Estabilidade da amostra para SHBG: Temperatura ambiente: 3 dias Refrigerado (entre 2-8°C): 7 dias Congelado: 6 meses

Método

- O cálculo é baseado nos níveis de Testosterona Total e SHBG, segundo Vermeulen, A. et al., J. Clin. Endocrinol Metab 84: 3666-72, 1999.

Valor de referência

- Condições basais : -- Sexo masculino: 131,0 a 640,0 pmol/L -- Sexo feminino: 2,0 a 37,0 pmol/L

Interpretação e comentários

- O nível de testosterona livre, em princípio, é um melhor marcador dos níveis androgênicos do que a testosterona total, uma vez que seu cálculo leva em consideração os níveis de SHBG (proteína transportadora de hormônios sexuais).

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo Whatsapp (11) 3179-0822.

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 10x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame pelo Whatsapp (11) 3179-0822.