Tomografia computadorizada, tórax

Outros nomes:
TOMOGRAFIA MULTISLICE DE TORAX
TOMOGRAFIA DE ESOFAGO
TOMOGRAFIA DE PULMAO
TOMOGRAFIA DE TRONCO PULMONAR OU HILOS PULMONARES
TOMOGRAFIA DE VEIA CAVA SUPERIOR (VCS)
TOMOGRAFIA DE MEDIASTINO
TOMOGRAFIA PAREDE TORÁCICA, ESTERNO E/OU ARCOS COSTAIS
TOMOGRAFIA PLEUROPULMONAR (PLEURAS E PULMAO)
TOMOGRAFIA DE TORAX
TOMOGRAFIA DE TORAX DE ALTA RESOLUCAO
TOMOGRAFIA DE TORAX COM CORTES FINOS
TOMOGRAFIA DE TORAX COM BAIXA RADIACAO
TOMOGRAFIA DE TORAX DE BAIXA DOSE
TOMOGRAFIA DE TORAX COM BAIXA DOSE DE RADIACAO
TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA COSTELAS
TOMOGRAFIA DE GRADIL COSTAL
TCPULMONAR
TOMOGRAFIA ARTICULAÇÃO ESTERNOCLAVICULAR
TOMOGRAFIA APENDICE XIFOIDE

Agendamento

Precisa Agendar

Prazo de Entrega

Em até 3 dias úteis (sem contar o sábado) às 18h

Orientações necessárias

I - Informações sobre o exame - Trata-se de exame de tomografia computadorizada do tórax. II - Critérios de realização - Este exame é realizado somente com solicitação médica e pode ser feito com anestesia, se necessário. - Crianças entre 1 e 5 anos de idade, agendar Tomografia com Anestesia na unidade Higienópolis (Menores de 1 ano, só realizamos no Fleury Paraiso UNIDADE INFANTIL). - A anestesia, está disponível e é sugerida para crianças entre 1 a 4 anos (4 anos, 11 meses e 30 dias) e para crianças maiores e adultos que sabidamente tenham dificuldades de colaborar, por exemplo, em casos de claustrofobia. - Clientes menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável legal, que precisa permanecer na unidade até o fim do procedimento. - Não se recomenda a interrupção da amamentação para realização do exame ainda que seja necessário a administração do contraste. Em caso de dúvida entre em contato com a central de atendimento para maiores esclarecimentos sobre a segurança do procedimento. - Caso em exames anteriores de ressonância magnética ou tomografia computadorizada o cliente tenha apresentado quadros de alergia após a utilização do contraste, entrar em contato com a central de atendimento. Será necessário um contato com o médico do laboratório, que será realizado em até 36 horas. - Para a realização do procedimento, deve-se comparecer à unidade sem joias, brincos ou pingentes, sendo recomendada a retirada de piercings. - Clientes que utilizam aparelho ortodôntico móvel precisam retirá-lo antes do exame. Os fixos, embora possam prejudicar a qualidade das imagens, não oferecem risco. - A execução do exame depende da adequada acomodação do cliente no equipamento de Tomografia, o que é avaliado no momento do estudo. Para clientes com peso superior a 180 kg e circunferência abdominal maior de 180 cm, favor direcionar para unidade Ponte Estaiada. - O cliente deve apresentar resultados anteriores, se houver. III - Preparo Para este exame não é necessário jejum. IV - Suspensão de medicamentos - O cliente deve suspender, nas 48 horas que antecedem o exame e com o consentimento do médico assistente, o uso de medicamentos que contenham a metformina (Dimefor®, Glifage®, Glucoformin®, Glucovance® ou Starform®) e a fenformina (Debei®), que é contraindicado nos exames com contraste iodado endovenoso. A suspensão dessas medicações ainda precisa ser mantida por 48 horas após o exame.

Método

- Nosso aparelho de tomografia é um dos mais sofisticados, faz exames em terceira dimensão, e de alta resolução, faz espiral, helical e realiza cortes finos; - São feitas inúmeras imagens no plano axial, sem ou com a injeção de contraste por via endovenosa, dependendo de indicação médica.

Interpretação e comentários

- Este exame consiste na análise do parênquima pleural, do mediastino e do arcabouço para o diagnóstico diferencial de processos inflamatórios, infecciosos, traumáticos, tumorais e vasculares. - Este exame também pode ser solicitado para avaliação de escore de cálcio coronariano (Tomografia de coronárias para escore de cálcio). A utilidade clínica deste exame não é a detecção de estenose coronariana, mas apenas uma determinação do score/percentil que o paciente se encontra, o qual correlaciona-se com o risco de doença coronariana. A ausência de calcificações tem um alto valor preditivo negativo (em torno de 95%).

Principais indicações

- Avaliação aprofundada de alterações pulmonares, hilares ou mediastinais observadas à radiografia de tórax. - Avaliação do parênquima pulmonar num paciente sintomático com radiografia de tórax normal. · Avaliação de patologias intersticiais pulmonares e de enfisema. · Estadiamento loco-regional do tumor de pulmão. Avaliação de metástases. · Caracterização de nódulos pulmonares. · Avaliação de aneurismas.

Regiões estudadas

- Arcabouço torácico, estruturas vasculares mediastinais, sítios linfonodais, pulmões, hilos, axilas, espaços pleural e pericárdico.

Dias de Medicamento

0

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822