Outros nomes: Toxoplasmose no liquor, Toxoplasma no liquor, Anticorpos para toxoplasma no liquor
- Não há necessidade de preparo para a realização deste exame.
I - Material
- O teste é feito em liquor colhido no Fleury ou enviado.
II - Para coletas no Fleury
- Esta dosagem complementa o exame de líquido cefalorraquidiano (LCR), sendo necessário, portanto, o agendamento prévio de um exame de liquor completo.
III - Para materiais enviados
- Amostras não colhidas no Fleury devem ser entregues refrigeradas, em tubo cônico de plástico estéril, contendo um mínimo de 1,0 mL de liquor.
- Amostras visivelmente hemorrágicas não serão aceitas, pois a presença de hemácias em grande quantidade ou hemólise interfere na leitura do teste.
- Ensaio de imunoabsorção enzimática (ELISA)
- O Toxoplasma gondii é um protozoário que, após a fase aguda da infecção, persiste sob a forma de cistos latentes em vários tecidos, inclusive no encéfalo. Em pacientes imunossuprimidos, particularmente nos infectados pelo HIV, pode ocorrer reativação do parasita no sistema nervoso central, causando um quadro característico de meningoencefalite focal. Essa condição, denominada neurotoxoplasmose, é a causa mais comum de lesões expansivas em indivíduos com aids em nosso meio. Seu diagnóstico por meio da pesquisa de anticorpos baseia-se na demonstração de produção intratecal de imunoglobulinas específicas.
- Contudo, resultados negativos não excluem o diagnóstico, uma vez que os títulos de anticorpos produzidos são usualmente baixos. A interpretação da positividade pode ser dificultada pela presença de anticorpos provenientes do sangue por transferência passiva ou pela ocorrência de acidentes de punção, o que implica a necessidade de considerar a relação liquor/soro de anticorpos detectados para o agente em investigação. Já a produção intratecal de anticorpos da classe IgM raramente ocorre nas reativações.
- A pesquisa do DNA do toxoplasma por PCR no liquor tem se mostrado mais sensível e específica para esse diagnóstico.
- Enviar a amostra em 1 tubo seco estéril a seção LARI, refrigerado;
- Volume ideal 1 ml;
- Volume mínimo: 0,5 mL.
Estabilidade da amostra:
Temperatura ambiente: 7 dias;
Refrigerada (2-8 ºC): 14 dias;
Congelada (-20 ºC): 30 dias.
- Não receber amostras visivelmente hemorrágicas, pois a presença de hemácias em grande quantidade ou hemólise interfere na leitura do teste.
- IgG:
Anticorpo não detectado: Inferior a 0,90
Indeterminado: 0,9 a 1,09
Anticorpo detectado: Superior ou igual a 1.10
- IgM:
Anticorpo não detectado: 0.80
Indeterminado: 0.80 a 0.99
Anticorpo detectado: Superior ou igual a 1.00