Toxoplasma gondii, Detecção por PCR, Vários Materiais

Outros nomes:
AMNIOTICO, PESQ DE TOXOPLASMOSE POR PCR NO LIQ.
AMPLIFICACAO GENICA DO TOXOPLASMA GONDII
CORDAO UMBILICAL, PESQ TOXO PCR SANGUE DE
DETECCAO DE TOXOPLASMA GONDII POR PCR
DNA DO TOXOPLASMA GONDII, PESQUISA DO
LIQUOR, PESQUISA DE TOXOPLASMOSE POR PCR
PCR PARA INFECCAO CONGENITA POR TOXOPLASMOSE
PCR PARA TOXOPLASMA GONDII
TOXOPLASMA GONDII, PESQUISA POR PCR
TOXOPLASMOSE CONGENITA, POR PCR
TOXOPLASMA GONDII, DETECÇÃO POR PCR

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 3 dias úteis (incluindo sábados) às 22h

Orientações necessárias

I - Material - Este exame foi validado para ser realizado em sangue periférico, sangue de cordão umbilical, líquido amniótico ou líquor. - Pode ser feito ainda em outros materiais biológicos, tais como lavado broncoalveolar, medula óssea e tecido fresco, porém o desempenho deste teste nestes materiais não foi tecnicamente verificado. - Não pode ser feito em fezes e em material fixado em formol ou emblocado em parafina. II - Critérios de realização - O exame é feito somente com pedido médico. - Menores de 18 anos devem estar acompanhados de um adulto responsável. III - Materiais enviados - Amostras não colhidas no Fleury devem ser refrigeradas e entregues até 48 horas após a coleta. - O Fleury não aceita material em seringa com agulha.

Processamento e adequação da amostra

- Não manusear Obs: Em caso de materiais compartilhados com a MIC e/ou outros setores, favor encaminhar o material primeiro à MIC. Caso não haja exames pertinentes à microbiologia, enviar primeiro para a BMO. - O material deverá ser encaminhado até 48 h para a seção, refrigerado - Poderá ser: 1) sangue total (volume aproximado: 3 mL, tubo com EDTA) 2) sangue de cordão umbilical (volume aproximado: 3 mL, tubo com EDTA) 3) líquido amniótico (volume aproximado: 10 mL, sem anticoagulante) Transferir o líquido amniótico para um tubo seco, novo e estéril. Não será aceito material na seringa com agulha. 4) líquor (volume aproximado: 2 mL, sem anticoagulante) - Amostras coaguladas não serão aceitas. Estabilidade da amostra: Temperatura ambiente: não aceitável; Refrigerada (2-8ºC): 48 horas; Congelada (-20ºC): não aceitável.

Método

- Detecção do DNA de Toxoplasma gondii por método de PCR-Multplex em tempo real. Neste teste são coamplificados um segmento do genoma do T. gondii e um segmento de gene humano, usado como controle interno de todas as etapas do ensaio.

Valor de referência

- Negativo.

Interpretação e comentários

- Este teste serve para confirmar o diagnóstico de infecção aguda pelo Toxoplasma gondii, particularmente quando a sorologia é duvidosa, mas depende da presença do toxoplasma na amostra analisada. Sendo assim, é sempre indicada a coleta de material do tecido ou do local primário da infecção.

Dias de Medicamento

0

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822