Treponema pallidum, Anticorpos, líquor

Outros nomes:
IMUNOLOGIA PARA NEUROSIFILIS
LUES, PESQUISA DE ANTICORPOS NO LIQUOR
NEUROSIFILIS, IMUNOLOGIA PARA
SIFILIS, PESQUISA DE ANTICORPOS NO LIQUOR
WASSERMANN, NO LIQUOR
TREPONEMA PALLIDUM, ANTICORPOS NO LÍQUOR
IMUNOLOGIA PARA SÍFILIS NO LIQUOR
IMUNOLOGIA PARA LUES NO LIQUOR
VDRL NO LIQUOR
PESQUISA DE SÍFILIS NO LIQUOR
LIQUOR COM PESQUISA DE SÍFILIS

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 3 dias úteis (incluindo sábados) às 18h

Orientações necessárias

I - Material - Este exame é realizado em liquor colhido no Fleury ou enviado. II - Para coletas no Fleury - É necessário o agendamento prévio de um exame de liquor completo. - Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de um adulto responsável. III - Para materiais enviados - Amostras não colhidas no Fleury devem ser colhidas em frasco estéril, contendo, no mínimo, 2 mL de liquor, e mantidas sob refrigeração.

Processamento e adequação da amostra

- Se a amostra for colhida no Fleury ou em domicílio, a própria seção encarrega-se de encaminhá-lo à área de Imunoensaiois. - O material colhido em outros laboratórios deve ser refrigerado e encaminhado imediatamente à área de Imunoensaios. Estabilidade da amostra: -- temperatura ambiente: oito horas; -- refrigerada (2-8ºC): 48 horas; -- congelada (-20ºC): três meses.

Método

- Venereal Disease Research Laboratory (VDRL); - Elisa para imunoglobulina total.

Valor de referência

- Não reagente em todos os testes.

Interpretação e comentários

- O diagnóstico de neurossífilis, ou neurolues, deve considerar o quadro clínico, a existência de um maior número de células no liquor, o aumento de proteínas e a presença de reações imunológicas positivas que indiquem a imunoprodução intratecal de imunoglobulinas antitreponema. - A presença de imunoglobulinas é avaliada por meio de um teste treponêmico, feito pela técnica de Elisa, cuja sensibilidade varia de 80% a 90% e a especificidade, de 70% a 80%. Entretanto, há possibilidade de ocorrerem resultados falso-positivos, ou seja, indicando apenas a passagem de anticorpos séricos para o liquor. - O VDRL é um teste imunológico não-treponêmico que utiliza um antígeno da cardiolipina para detectar anticorpos reagentes. Sua sensibilidade chega a 60% e sua especificidade, a 100%. Assim, um resultado positivo é altamente específico para neurossífilis, embora haja uma porcentagem elevada de falso-negativos. - Após o tratamento, títulos baixos de anticorpos podem ser detectados por algum tempo, seja indicando cicatriz imunológica, seja representando apenas a passagem de anticorpos séricos para o liquor. Contudo, o VDRL, se positivo no diagnóstico, deve se tornar negativo após a terapêutica.

Dias de Medicamento

IMPORTANTE: Anotar medicamento(s) do (s)último(s): 30 dias(s).

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822