Tricoscopia, avaliação e acompanhamento de alopecias, queda de cabelo

Outros nomes:

Fotodermatocopia digital do couro cabeludo e fios

Regiões estudadas

Couro cabeludo e áreas com pelos da face e corpo

Orientações necessárias

I - Informações sobre o exame -A tricoscopia é um exame diagnóstico não invasivo que realiza a documentação fotográfica digitalizada do couro cabeludo e de áreas com pelo, que o cliente apresente necessidade de avaliação e acompanhamento. Dessa forma, permite uma análise detalhada de alopecias e o acompanhamento de sua evolução ao longo do tempo. II - Critérios de realização - Este exame é realizado somente com solicitação médica. - O exame pode ser realizado em pessoas de qualquer idade, desde que haja indicação médica. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de um responsável legal. - O exame de tricoscopia não tem contra-indicações para grávidas ou para mulheres que estejam amamentando, tampouco para pessoas que façam uso de qualquer medicamento, marca-passo, prótese metálica, etc. - Por se tratar de um exame que investiga qualquer área com pelo, pode ser necessário estar despido para se submeter a essa avaliação. Eventuais restrições a esse requisito devem ser comunicadas no dia, antes da realização do exame. - Pessoas que tenham necessidades especiais de locomoção ou que precisem de auxílio para se vestirem ou ficarem em pé, recomendamos virem acompanhadas. - Para a realização do exame de triscocopia não deve ser feito o uso de maquiagem, inclusive rímel, sombra, pigmentos no cabelo ou couro cabeludo 48horas antes e fotoprotetores no dia. - Fazer a lavagem do cabelo 48 horas antes, deixar sem lavar por 48 horas. - Em caso de tintura dos fios , não realizar tinturas caseiras ou sprays com cor 07 dias antes. Não vir com resquicios de tinta no couro cabeludo; -Não vir com próteses capilares (couro cabeludo, sobrancelha ou cilios) , alongamentos ou apliques que não possam ser removidos no dia . - Se houver biópsias prévias do couro cabeludo ou área a ser avaliada, por gentileza trazes o exame anátomopatológico. -Caso haja necessidade de acompanhamento do caso, será realizado uma marcação em couro cabeludo com tinta, ?neste caso será feita pequena marca puntiforme com tinta e agulha estéril e descartável que resulte numa tatuagem temporária no couro cabeludo.

Método

Fotografias digitalizadas e tricoscopia das áreas afetadas, Fotos Macroscópicas: frontais, topo, temporal direita esquerda e occipital e outros locais com pelos se necessario. Fotos Microscópicas: Marcação dependente da patologia. Acompanhamento: Algum sinal natural ou tatuagem.

Valor de referência

- Os achados da tricoscopia serão listados e conforme padrões poderão ser classificadas nos tipos de alopecia, marcação para acompanhamento e evolução da alopecia nas reavaliações.

Interpretação e comentários

É a dermatoscopia de cabelo e couro cabeludo. É um exame de imagem, não-invasivo. Função: auxilio diagnóstico com mais precisão dos distúrbios do cabelo e couro cabeludo, acompanhamento de alopecias em evolução e tratamento e guiar biópsia.

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo Whatsapp (11) 3179-0822.

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 10x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame pelo Whatsapp (11) 3179-0822.