Outros nomes: Ultra-som Mal Formação do feto, Terceiro Trimestre, Gestação Múltipla, Avaliação da Mal formação fetal com Doppler, terceiro trimestre, Gest. Múltipla, Rastreamento de Mal formação fetal com Doppler, terceiro trim., Gest. Múltipla, Ultra-som Morfológico com Doppler, terceiro trimestre, Gestação Múltipla, Ultra-som Obstétrico Morfológico com Doppler, terceiro trimestre, Gest. Múltipla, Ultrassom morfológico doppler 3 trimestre gestação múltipla
- Ultra-som bidimensional ou tridimensional
- Feto sem anomalias estruturais
- A ultra-sonografia morfológica do terceiro trimestre tem como objetivo avaliar as estruturas fetais que não foram visualizadas no exame morfológico do segundo trimestre, permitindo também um estudo tridimensional do feto. Apresenta uma sensibilidade de detecção de anomalias estruturais de, no máximo, 85%.
I - Critérios de realização
- O exame deve ser realizado a partir da 26ª semana de gestação.
- Para a ultra-sonografia tridimensional, é necessário ter até 34 semanas de gravidez. Existe uma possibilidade pequena de não-obtenção de imagens tridimensionais em decorrência de posição fetal desfavorável na hora da avaliação.
- É necessário apresentar todos os exames feitos na gestação em curso.
II - Observação
- Esse exame avalia um único feto. Em caso de gestação múltipla (gemelar), favor informar no ato do agendamento.
- Exame realizado em equipamento de ultrassonografia Voluson E8 ou E10 com tecnologia 4D de última geração. A realização da imagem 4D depende da posição fetal.
- Nenhum exame de ultrassonografia é realizado totalmente em 3D ou 4D. Esse recurso é utilizado adicionalmente as medidas tradicionais da ultrassonografia bidimensional.
- As imagens deste exame poderão ser consultadas no site , basta acessar campo de consulta resultados, substituindo a gravação em CD.
Atenção! O exame é composto por laudo e imagens. O vídeo, bem como o áudio com os batimentos cardíacos, é uma cortesia, que em situações pontuais pode não ser gravado.