Outros nomes: US de coluna infantil, US da coluna lombossacra infantil, US da coluna vertebral infantil, US sacral infantil, US do sacro infantil, US de partes moles para avaliação sacral infantil, US de partes moles para avaliação de fosseta sacral infantil, US de partes moles para avaliação de dimple infantil, US de partes moles para avaliação de disrafismo infantil, US de partes moles para avaliação de mielomenigocele infantil
- Trazer a solicitação médica.
- Não é necessário jejum. Se possível, programar a amamentação para 20 minutos antes da realização do exame.
- No dia do exame devem ser apresentados resultados anteriores, se houver.
- Utiliza ondas de ultrassom para formação de imagens bidimensionais.
- Esta ultrassonografia estuda as seguintes estruturas na região lombossacra: vértebras lombares, sacrais e coccígeas; canal vertebral, medula espinal, filo terminal e raízes nervosas.
- Está indicado para avaliação de alterações clínicas na região lombossacra como cistos ou massas sacrais, depressão ou fosseta sacral, tufo de pelo/cabelo e hemangioma.
- Esta ultrassonografia é útil para a pesquisa de disrafismos, medula ancorada, meningocele, mielomeningocele, fístulas neurocutâneas, lesões expansivas sólidas ou císticas e outras malformações decorrentes do fechamento incompleto do tubo neural.
- Trata-se de um exame utilizado para o rastreamento e para a primeira avaliação de malformações da coluna lombossacra em recém-nascidos e lactentes. Apresenta-se como excelente alternativa diagnóstica à ressonância magnética por ser um método que não requer sedação/anestesia.