Manual de exames

Urina, Exame Físico-Químico, por Tira Reagente, Vários Materiais

Outros nomes: ANALISE DA URINA POR TIRA REAGENTE, Análise físico química da urina por tira reagente, Exame físico químico da urina, URINA, EXAME POR TIRA REAGENTE, Urina, Exame Físico-Químico, em Tira Reagente

Este exame não precisa ser agendado

Orientações necessárias

- Este exame é realizado em segundo jato de urina colhida em amostra isolada.
- Coletar, preferencialmente, a primeira urina da manhã. Se isto não for possível, o cliente deve ficar duas horas sem urinar antes de colher a amostra. Não há necessidade de ingerir líquidos previamente para induzir a diurese.
- Amostras colhidas externamente devem ser entregues ao Fleury até três horas após a coleta.
Atenção: Para clientes que utilizam fralda, a coleta dever ser obrigatoriamente na unidade.

Processamento e adequação da amostra

- Enviar a urina em um tubo cônico plástico descartável à seção, na parte de cima da caixa de malote refrigerado.

ATENÇÃO
- Unidades fora de São Paulo (Brasília):
-- Enviar os tubos refrigerados (2-8 °C)

Estabilidade da amostra:
Temperatura ambiente: 3 horas;
Refrigerada (2-8 ºC): 24 horas;
Congelada (-20 ºC): não aceitável.

Método

- Exame automatizado através de leitor de tiras reagentes com sensibilidade para: cor, aspecto, densidade, pH, proteínas, glicose, corpos cetônicos, bilirrubina, urobilinogênio, hemoglobina, nitrito e esterase leucocitária.

Valor de referência

- Glicose: Negativa; Bilirrubina: Negativa; Corpos cetônicos: Negativa; Hemoglobina: Negativa; Proteínas: Negativa; Urobilinogênio: positiva, até 1.0 U.E/dL; Nitrito: Negativa; Esterase: Negativa.

Interpretação e comentários

- A primeira urina da manhã é geralmente concentrada (densidade >1,025) e ácida (pH <6,5). Seu teor de proteínas é negativo, ou inferior a 0,05 g/L, e a glicose, os corpos cetônicos e a bilirrubina estão ausentes.
- A glicosúria ocorre quando há hiperglicemia ou redução da capacidade de reabsorção de glicose do túbulo proximal. A cetonúria é encontrada em descompensação diabética cetoacidótica, após jejum prolongado ou em dieta cetogênica. Já a presença de bilirrubina denota aumento, no plasma, da fração conjugada hidrossolúvel. O urobilinogênio normalmente está presente até 1,0 U.E./dL, mas fica reduzido ou pode não ser detectado nas obstruções biliares, além de aumentar nas hemólises e em algumas hepatites.
- O aumento do número de leucócitos, evidenciado pela reação de esterase positiva, indica processo inflamatório do trato urinário em qualquer local, do glomérulo à uretra, podendo ser de causa infecciosa ou não. Por sua vez, a presença de hemoglobina, sinalizada pela reação de peroxidase, aponta hemólise intravascular. Por fim, o encontro de nitrito é resultado da transformação do nitrato em nitrito por ação de algumas enterobactérias.

Convênio e cobertura

Consulte nossa página de Convênios para mais informações

Particular e valores

Não tem convênio? Fale com a gente e consulte as condições especiais de pagamento particular.

Faça em casa

Agora, você pode fazer exames de sangue, urina e fezes em casa, no trabalho ou onde preferir. Consulte as regiões de cobertura