Urodinâmica

Outros nomes:
AVALIACAO URODINAMICA
ESTUDO URODINAMICO
EXAME URODINAMICO
URODINAMICA COMPLETA
TESTE URODINAMICO

Agendamento

Precisa Agendar

Prazo de Entrega

Em até 3 dias úteis (incluindo sábados) às 18h

Orientações necessárias

I - Critérios de realização - O cliente tem de ficar sem urinar nas duas horas que antecedem o exame, ou seja, deve estar com sensação de bexiga cheia no momento da avaliação. - Este exame é feito somente com apresentação de pedido médico. - Pessoas com dificuldade de locomoção, muito idosas, debilitadas e/ou em uso de cadeira de rodas devem estar acompanhadas para a realização da urodinâmica. - É necessário chegar com 30 minutos de antecedência para abertura da ficha e acomodação em sala. II - Contra-indicações - Este exame é contra-indicado na vigência de infecção urinária (cistite bacteriana). Em caso de dúvida, o cliente deve consultar o médico que solicitou o exame ou realizar urocultura. - Em mulheres, a urodinâmica não deve ser feita nos dias iniciais da menstruação e/ou de maior fluxo sangüíneo. - O cliente não pode ter realizado exames com preparo intestinal nas 24 horas que antecedem o exame. - Clientes alérgicos a Látex Entrar em contato com a Central de Atendimento para obter orientações. III - Preparo - Para a realização deste exame, recomenda-se estar alimentado com uma refeição habitual (evitar alimentos pesados ou em abundância), feita, no mínimo, uma hora antes do exame. - A bexiga deve estar confortavelmente cheia. Para tanto, é necessário ficar de 2 a 3 horas sem urinar ou pelo tempo que conseguir. - Podem ser tomados líquidos normalmente antes do exame, mas sem excesso. - Clientes com sonda vesical devem levar ao Fleury, no dia do exame, um conjunto novo de sonda e bolsa coletora, pois, para a realização da urodinâmica, a sonda é temporariamente retirada e não pode ser reutilizada, assim como a bolsa que compõe o conjunto fechado. Em caso de dúvida, o médico assistente deve ser consultado sobre outras especificações (calibre e material da sonda, tipo de bolsa, etc.). Como regra geral, recomenda-se uma sonda de mesmo calibre, feita de silicone ou látex, de preferência, e bolsa coletora fechada. - Após o exame, são prescritos ao cliente antibiótico profilático e analgésico. Vale destacar que tais medicamentos não podem ser fornecidos pelo Fleury e, portanto, devem ser adquiridos pelo próprio cliente. *Se o médico solicitante do procedimento já tiver prescrito o medicamento para uso prévio ou posterior à realização do exame, a observação acima pode ser desconsiderada. IV - Outros exames - Exames de urina e urocultura devem ser realizados em outra data, uma vez que a amostra empregada na urodinâmica não pode ser utilizada em outras análises.

Método

- O estudo urodinâmico é um método de avaliação fisiológica da bexiga e uretra, incluindo o assoalho pélvico. Utilizamos um equipamento totalmente digitalizado com transdutores de fluxo, pressão e potenciais elétricos modelo Urobyte. Juntamente com o laudo descritivo dos achados do exame são enviados todos os gráficos e respectivas planilhas de cada etapa. O exame é realizado integralmente pelo médico com auxílio de profissional de Enfermagem.

Valor de referência

- Interpretação clínica. Permite o diagnóstico diferencial da incontinência urinária feminina, avaliação do funcionamento do trato urinário baixo nas fases de armazenamento e esvaziamento, contribui para o diagnóstico diferencial entre obstrução e distúrbios da contratilidade vesical no homem.

Interpretação e comentários

- A urodinâmica é um método fisiológico considerado padrão no estudo dos distúrbios do trato urinário baixo, de armazenamento ou esvaziamento. O estudo avalia o funcionamento do conjunto composto de bexiga, uretra e musculatura do períneo, bem como as influências da pressão abdominal na micção. Além disso, mede de forma acurada o volume urinário residual. Em casos de indicação restrita, obtém o perfil pressórico ao longo da uretra (uretra funcional) e registra o comportamento pressórico do músculo vesical (compliance vesical). Em síntese, o exame tem utilidade em todos os distúrbios miccionais, notadamente em incontinências urinárias, obstruções prostáticas e outros processos uretrais obstrutivos e funcionais, assim como em distúrbios urinários decorrentes de processos neurológicos (bexiga neurogênica). - O exame é realizado por meio de um cateter duplo, colocado na bexiga através da uretra, ou eventualmente por orifício de cistostomia ou estoma urinário, e também no reto ou, de forma excepcional, no fundo de saco vaginal, com o propósito de obter a medida da pressão abdominal. Durante o procedimento, há um registro contínuo das pressões e do fluxo durante o enchimento e o esvaziamento da bexiga. - Na prática, a urodinâmica permite o diagnóstico diferencial entre incontinência urinária de esforço e hiperatividade do detrusor, condições que podem coexistir e cujo conhecimento acurado é fundamental para o tratamento adequado, além de possibilitar a avaliação de outros distúrbios de armazenamento e esvaziamento. O exame contribui também para o diagnóstico diferencial entre obstrução infravesical (fator uretral/prostático mecânico) e hipocontratilidade muscular da bexiga no homem, dado que influencia sobremaneira a decisão terapêutica.

Dias de Medicamento

IMPORTANTE: Anotar medicamento(s) do (s)último(s): 7 dias(s).

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822