Outros nomes:
Informações sobre a administração do medicamento
O medicamento ustekinumabe deve ser administrado por via subcutânea (SC, no tecido abaixo da pele) em adultos.
- Manter a medicação conforme condições de armazenamento exigidas pelo fabricante.
II - Critérios de realização
- A administração dessa medicação pode ser realizada somente com prescrição médica.
- Não é necessário jejum.
A administração de ustekinumabe é realizada somente após entrevista médica
-No dia anterior ao agendamento um médico do Fleury entrará em contato via telefone com o paciente para fazer uma entrevista prévia com o intuito de avaliar as condições clínicas do paciente. Esta etapa é fundamental para a confirmação da aplicação do dia seguinte.
I - Informações sobre o ustekinumabe
- Ustekinumab é um anticorpo monoclonal humano da classe IgG1 kappa que se liga à subunidade proteica p40, compartilhada das citocinas IL-12 e IL-23. A ligação do ustekinumabe a essas citocinas impede a sua ligação ao receptor IL-12R?1, presente na superfície de células do sistema imune, o que impede os efeitos biológicos da IL-12 e da IL-23. A IL-12 e IL-23 são citocinas secretadas por células apresentadoras de antígeno ativadas, especialmente macrófagos e células dendríticas. A IL-12 estimula as células "natural killer" (NK) e leva à diferenciação das células T CD4+ para o fenótipo Th1, estimulando a produção de IFN . A IL-23 mantém a célula Th17, previamente induzida pela combinação das citocinas IL-1?, IL-6 e TGF?. A células Th17 secreta IL-17A, IL-17F e IL-21. As respostas Th1 e Th17 estão envolvidas na patogênese de diferentes doenças autoimunes.
II - Indicações do ustekinumabe
As indicações, em bula, para uso do ustekinumabe são a psoríase em placa e a artrite psoriásica. Pacientes com psoríase têm indicação para o uso do ustekinumabe em casos moderados a graves, em adultos que não responderam, que têm alguma contraindicação ou que são intolerantes a outras terapias, incluindo ciclosporina, metotrexato e radiação ultravioleta A associada à administração de psoraleno (PUVA).
OUTRAS INDICAÇÕES OFF-LABEL NÃO CONTRA-INDICAM O PROCEDIMENTO.
- Psoríase em placas
A dose recomendada do ustekinumabe é de 45mg, SC, nas semanas 0 e 4 e depois a cada 12 semanas. O tratamento deverá ser interrompido se não houver resposta em 28 semanas. Se a resposta for inadequada, a dose do ustekinumabe deverá ser ajustada de 45mg para 90mg a cada 12 semanas e, se mesmo assim não houver resposta, a dose do ustekinumabe pode ser ajustada para 90mg, SC, a cada 8 semanas. Pacientes com peso corporal acima dos 100Kg deverão utilizar a dose de 90mg de ustekinumabe.
- Artrite psoriásica
A dose recomendada do ustekinumabe é de 45mg, SC, nas semanas 0 e 4 e depois a cada 12 semanas. Pacientes com peso corporal acima dos 100Kg deverão utilizar a dose de 90mg de ustekinumabe.
- Reações no local de aplicação do ustekinumabe SC que incluem vermelhidão, prurido, dor e hematoma podem ser observadas e são leves a moderadas em gravidade. A maioria é resolvida, sem nenhum tratamento ou suspensão da medicação.
- A ocorrência de anafilaxia e de reações de hipersensibilidade é muito rara com o uso de ustekinumabe SC.