Vacina, contra Meningococo A e C

Outros nomes:
VACINA POLISSACARÍDICA PARA MENINGITE A
VACINA POLISSACARÍDICA PARA MENINGITE C
VACINA PARA DOENÇA MENINGOCÓCCICA
MENINGOCOCO A E C, VACINA
MENINGOCOCO A E C

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Orientações necessárias

- Esta vacina é aplicada a partir de 2 anos de idade. - O cliente precisa apresentar RG ou certidão de nascimento para a vacinação. - A aplicação da vacina é realizada após entrevista médica na Unidade: -- Paraiso: de segunda a sexta, das 07h às 18h, aos sábados das 07h às 17h, aos domingos das 07h às 11h. - Há restrições para a aplicação do produto nas seguintes condições: -- vigência de quadros febris e/ou infecciosos agudos; -- gestação. Observação: o preço da vacina refere-se sempre a cada dose.

Interpretação e comentários

- Esta vacina serve para prevenir a doença causada pelos meningococos A e C. De maneira geral, o produto só é imunogênico a partir de 2 anos de idade, uma vez que os polissacarídeos não produzem imunidade T-independente e não estimulam a memória imunológica nas crianças menores de 2 anos. Nas maiores e nos adultos, porém, a vacina confere proteção de aproximadamente 90%, mas de curto prazo, daí porque se preconiza a vacinação a cada 3-5 anos. - Convém ponderar que este produto só está indicado em casos de surtos ou de viagens para locais de alta endemicidade da doença, já que a utilização de doses repetidas pode causar tolerância imunológica.

Doses e intervalos

- Para crianças entre 2 e 5 anos, recomenda-se a aplicação de uma dose, com revacinação a cada três anos. - Para crianças vacinadas com mais de 5 anos e para adultos, também se deve aplicar uma dose, mas com revacinação a cada cinco anos.

Efeitos adversos

- Podem ocorrer reações como edema, dor e hiperemia local no primeiro ou no segundo dia após a aplicação. - Em 5% dos casos, costuma haver febre nas primeiras 48 horas. - Raramente aparecem reações de caráter anafilático, como urticária e sibilos. - Também são descritas reações neurológicas de 7 a 30 dias após a aplicação da vacina, a exemplo de parestesias, síndrome de Gullain-Barré e convulsões, que, contudo, parecem ter apenas relação temporal com a imunização.

Composição

- Polissacarídeo purificado liofilizado de Neisseria meningitidis do grupo A; - Polissacarídeo purificado liofilizado de Neisseria meningitidis do grupo C; - Lactose (excipiente).

Dias de Medicamento

IMPORTANTE: Anotar medicamento(s) do (s)último(s): 7 dias(s).

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822