Manual de exames

VACINA CONTRA O VÍRUS RESPIRATÓRIO, VSR - A E VSR - B 60+

Outros nomes: Vacina contra o vírus respiratório VSR - A e VSR - B 60+, VACINA CONTRA VÍRUS SINCICIAL RESPIRATÓRIO, VACINA VSR

Este exame não precisa ser agendado

Orientações necessárias

"Indicação de uso: imunização ativa para prevenção da doença do trato respiratório inferior causada pelo vírus sincicial respiratório (VSR-A e VSR-B) em adultos com 60 anos de idade ou mais.

Faixas etárias de indicação: uso adulto a partir de 60 anos de idade, sem limite superior de idade.

Restrições:
-- Vigência de quadro febril e/ou infeccioso - neste caso, recomenda-se apenas adiar a vacinação, já que não se trata de uma contraindicação absoluta;
-- Hipersensibilidade (anafilaxia) aos componentes da vacina ou a uma dose anterior deste imunizante.
-- Em caso de questionamento sobre APLICAÇÃO SIMULTÂNEA informar que as vacinas podem ser aplicadas no mesmo dia, porém uma de cada vez. Ou seja, não oferecemos o serviço de aplicação de duas vacinas ao mesmo tempo.

Gestação: produto não licenciado para gestantes.

Lactação: produto não licenciado para lactantes.

ATENÇÃO: o preço da vacina se refere sempre a uma dose unitária.

Locais e horários de aplicação - A aplicação desta vacina é realizada após entrevista médica nas Unidades:
-- Alphaville: de segunda a sexta, das 07:00 às 17:30; aos sábados das 07:00 às 12:00; Domingos: serviço fechado.
-- Anália Franco II: de segunda a sexta, das 07:00 às 18:00; aos sábados das 07:00 às 12:00; Domingos: serviço fechado.
-- Atendimento Móvel: de segunda a sábado, mediante agendamento prévio, conforme disponibilidade da agenda; Domingos: serviço fechado.
-- Braz Leme: de segunda a sexta, das 07:00 às 18:00; aos sábados das 07:00 às 12:00; Domingos: serviço fechado.
-- Campo Belo: de segunda a sexta, das 07:00 às 18:00; aos sábados das 07:00 às 12:00; Domingos: serviço fechado.
-- Itaim: de segunda a sexta, das 07:00 às 18:00; aos sábados das 07:00 às 12:00; domingo fechado
-- Morumbi: de segunda a sábado, das 07:00 às 12:00; Domingos: serviço fechado.
-- República do Líbano I: de segunda a sexta, das 07:00 às 18:00; aos sábados das 07:00 às 12:30; aos domingos das 07:00 às 12:00.
-- Paraiso: de segunda a sexta, das 07:00 às 18:00; aos sábados das 07:00 às 18:00; aos domingos das 07:00 às 12:00.
-- Rochaverá: de segunda a sábado, das 07:00 às 12:00; Domingos: serviço fechado.
--Santo André II: de segunda a sexta, das 07:00 às 18:00; aos sábados das 07:00 às 12:00; domingo fechado
-- Villa Lobos: de segunda a sexta, das 07:00 às 18:00; aos sábados das 07:00 às 12:00; Domingos: serviço fechado.

Atendimento móvel
Quando a aplicação da vacina for realizada através do Atendimento Móvel:
-- Favor digitalizar a carteirinha de vacinação e/ou pedido médico e encaminhar o arquivo para o e-mail Pedido Móvel ([email protected]) - o título do e-mail deve conter o nome completo do cliente.
-- É necessário, para a realização da vacina, uma entrevista médica a ser realizada pelo telefone no período de 24-48hs uteis antes da data do agendamento."

Interpretação e comentários

"Agente Infeccioso: O vírus sincicial respiratório (VSR) é a causa mais importante de infecção aguda do trato respiratório inferior em crianças pequenas em todo o mundo. As infecções mais graves ocorrem no primeiro ano de vida e cerca de 1% de todas as crianças serão hospitalizadas com VSR. É caracterizada por epidemias recorrentes com forte sazonalidade e causa uma entidade patológica característica chamada “bronquiolite”. Os adultos com maior risco de infecção grave por VSR incluem aqueles com mais de 60 anos com qualquer uma das seguintes condições: doença pulmonar (como DPOC e asma), doença cardíaca (como insuficiência cardíaca e doença arterial coronariana), diabetes, doenças neurológicas, problemas renais doença, doença hepática, distúrbios sanguíneos ou imunossupressão. Pessoas que vivem em lares de idosos ou instalações de cuidados de longa permanência também correm alto risco de infecção grave por VSR. Devido às elevadas taxas de infecção numa faixa etária vulnerável, o VSR representa um enorme ônus para a saúde pública global. Nenhum tratamento específico está disponível.

Indicação de uso: imunização ativa para prevenção da doença do trato respiratório inferior causada pelo vírus sincicial respiratório (VSR-A e VSR-B) em adultos com 60 anos de idade ou mais.

Plataforma: vacina inativada recombinante com antígeno (RSVPreF3) combinado ao adjuvante AS01E.

Coadministração:
-- Arexvy® pode ser aplicada no mesmo dia com qualquer vacina disponível e licenciada no Brasil, desde que em sítios anatômicos diferentes.
-- Não existe intervalo mínimo necessário entre Arexvy® e outras vacinas, independente de tipo ou plataforma vacinal.
-- Em caso de questionamento sobre APLICAÇÃO SIMULTÂNEA informar que as vacinas podem ser aplicadas no mesmo dia, porém uma de cada vez. Ou seja, não oferecemos o serviço de aplicação de duas vacinas ao mesmo tempo.

Observações:
-- Esta vacina não se destina ao uso no tratamento de infecção ativa pelo VSR."

Doses e intervalos

"Esquema de uso habitual: Arexvy® é administrada em dose única. Até o momento não existe necessidade de revacinação.

Intercambialidade: as vacinas contra VSR disponíveis no mercado não são intercambiáveis."

Efeitos adversos

"Reações locais: dor, vermelhidão e inchaço no local da injeção.

Reações sistêmicas: fadiga, mialgia, dor de cabeça e artralgia. Estas reações adversas foram geralmente de intensidade leve ou moderada e resolveram-se alguns dias após a vacinação.

Advertências e precauções gerais:
-- Indivíduos que sofrem de doença leve, como um resfriado ou gastroenterite, podem ser vacinados normalmente e não deve resultar no adiamento da vacinação. Entretanto, a ocorrência de febre geralmente resulta no adiamento da vacinação por 48-72h após cessação do quadro febril - trata-se de uma precaução com o intuito de não se atribuir as manifestações da doença à vacina. A presença de enfermidade aguda moderada ou grave (com ou sem febre) geralmente contraindica vacinação até que ocorra melhora clínica.
-- Como regra geral não é recomendado tomar medicamentos antipiréticos ou analgésicos profilaticamente antes da vacinação; no entanto, estes medicamentos podem ser utilizados para o tratamento de sintomas locais ou sistêmicos pós-vacina, sempre que necessário.
-- Assim como outras vacinas de administração intramuscular, deve ser aplicado com cautela em indivíduos com trombocitopenia ou qualquer distúrbio de coagulação, nos quais há risco de sangramento após injeção intramuscular.
-- Reações relacionadas ao estresse, incluindo reações vasovagais (síncope), hiperventilação ou reações relacionadas ao estresse podem ocorrer em associação à vacinação como uma resposta psicogênica à injeção com agulha – particularmente em adolescentes e adultos jovens."

Composição

" -- Ingredientes ativos: após reconstituição, 1 dose (0,5 mL) de Arexvy® contém:
- Antígeno RSVPreF31 (120 mcg)
- Sistema adjuvante AS01E: extrato vegetal Quillaja saponaria (25 mcg) + 3-O-desacil-4'-monofosforil lipídico A (MPL) de Salmonella minnesota (25 mcg)

-- Excipientes:
- Pó liofilizado para suspensão injetável (antígeno RSVPreF3): trealose di-hidratada, polissorbato 80, fosfato de potássio monobásico, fosfato de potássio dibásico.
- Suspensão injetável (sistema adjuvante AS01E): dioleato de fosfatidilcolina, colesterol, cloreto de sódio, fosfato de sódio dibásico anidro, fosfato de potássio monobásico e água para injetáveis.

-- Conservantes: não contém."

Convênio e cobertura

Consulte nossa página de Convênios para mais informações

Particular e valores

Não tem convênio? Fale com a gente e consulte as condições especiais de pagamento particular.

Faça em casa

Agora, você pode fazer exames de sangue, urina e fezes em casa, no trabalho ou onde preferir. Consulte as regiões de cobertura