Vacina, contra Vírus Influenza, infantil

Outros nomes:

Vacina anti-gripe, infantil

Vacina contra gripe, infantil

Vírus Influenza, vacina infantil

Gripe infantil

Interpretação e comentários

É recomendada pela Sociedade Brasileira de Pediatria para todas as crianças a partir de 6 meses de idade. - Esta vacina pode ser utilizada para evitar a gripe em qualquer cliente pediátrico entre 6 meses até 8 anos, 11 meses e 29 dias de idade, mas tem indicação especial em crianças com: -- doenças pulmonares ou cardiovasculares crônicas; -- doenças metabólicas (diabetes mellitus); -- doença renal crônica; -- hemoglobinopatias; -- imunodepressões congênitas ou adquiridas por medicação ou HIV sintomático ou assintomático. - Níveis protetores são obtidos de 15 a 30 dias após a vacinação. A taxa de soroconversão é de 70% a 80%, sendo menor nos imunodeprimidos. - Convém lembrar que a vacina antigripe não tem indicação em profilaxia pós-exposição.

Doses e intervalos

Crianças entre 6 meses a 8 anos, 11 meses e 29 dias recebem dose de 0,5 mL o que equivale à dose do adulto. (VCINFLUINF); Para crianças entre 6 meses a 8 anos, 11 meses e 29 dias, na primeira vacinação, recomendamse duas doses, com intervalo de 30 dias entre elas; Crianças entre 6 meses a 8 anos, 11 meses e 29 dias que receberam ao menos duas doses da vacina trivalente ou quadrivalente em anos anteriores, mesmo que em anos diferentes e não consecutivos, devem receber apenas uma dose da vacina quadrivalente este ano; Se receberam uma única dose de gripe sazonal em anos anteriores, fazer duas doses. Não há estudos sobre "intercambialidade" entre as vacinas influenza trivalente e quadrivalente. Mas, de acordo com a SBIm, não há restrições do ponto de vista teórico para aplicação da vacina quadrivalente nas crianças que receberam a vacina trivalente na primeira dose.

Efeitos adversos

Podem ocorrer dor, eritema e enduração na região de aplicação; Também se observam efeitos sistêmicos, como febre, malestar e mialgia, com início de 6 a 12 horas após a vacinação, podendo persistir por um ou dois dias. Reações anafiláticas são raras.

Composição

Antígenos purificados dos vírus influenza inativados de maior circulação no ano corrente; Cada dose de 0,5 mL de Fluarix® Tetra contém 15 ?g de hemaglutinina de cada uma das seguintes cepas: Cepa tipo A/Brisbane/02/2018 (H1N1) pdm09 (A/Brisbane/02/2018, IVR190) Cepa tipo A/South Australia/34/2019 (H3N2) (A/South Australia/34/2019, IVR197) Cepa tipo B/Washington/02/2019 (B/Washington/02/2019, tipo selvagem) Cepa tipo B/Phuket/3073/2013 (B/Phuket/3073/2013, tipo selvagem) Excipientes: cloreto de sódio, fosfato dissódico dodecaidratado, fosfato de potássio monobásico, cloreto de potássio, cloreto de magnésio hexaidratado, hemisuccinato de racealfatocoferol, polissorbato 80, octoxinol 10 e água para injeção. Resíduos: hidrocortisona, sulfato de gentamicina, ovalbumina, formaldeído e desoxicolato de sódio.

Orientações necessárias

PARA ESTA VACINA NÃO É NECESSARIO PEDIDO MÉDICO. - PARA APLICAÇÃO DESTA VACINA É NECESSÁRIO AGENDAMENTO PRÉVIO. - Vacina aplicada em crianças com idade entre 6 meses a 8 anos 11 meses 29 dias. - O cliente precisa apresentar RG ou certidão de nascimento para a vacinação. - A aplicação da vacina é realizada somente após entrevista médica. Há restrições/precauções para a aplicação da vacina nas seguintes condições: -- vigência de quadros febris e/ou infecciosos agudos; -- reação aos componentes da vacina (proteína do ovo); -- síndrome de Guillain-Barré (doença que leva a uma paralisia progressiva). Contudo, trata-se de contraindicação relativa, que merece avaliação do risco-benefício. Quando a aplicação da vacina for através do Atendimento Móvel, favor digitalizar a carteirinha de vacinação e/ou pedido médico e encaminhar o arquivo para o e-mail Pedido Móvel ([email protected]), no título do e-mail deve conter o nome completo. O envio da carteira de vacinação é OBRIGATÓRIO. Este documento é necessário para a entrevista médica que será realizada no período de 24hs – 48hs uteis antes da data do agendamento. Deverá haver um intervalo de 14 dias entre a vacina contra gripe e vacinas contra COVID-19, e vice-versa. O Ministério da Saúde do Brasil recomenda que, pacientes que tiveram COVID, aguardem 4 semanas a partir do início dos sintomas ou do teste positivo para tomar a vacina da gripe.

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo Whatsapp (11) 3179-0822.

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 10x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame pelo Whatsapp (11) 3179-0822.