Manual de exames

Vacina, FEBRE AMARELA

Outros nomes: VACINA CONTRA FEBRE AMARELA, VACINA ATENUADA CONTRA FEBRE AMARELA, VACINA CONTRA FEBRE AMARELA, ATENUADA, STAMARIL, VACINA CONTRA FEBRE AMARELA, SANOFI

Este exame não precisa ser agendado

Orientações necessárias

"Indicação de uso: Prevenção da febre amarela, especialmente para pessoas que vivem, viajam ou passam por uma área endêmica e trabalhadores de laboratório de manipulação de materiais potencialmente infecciosos.

Faixas etárias de indicação:
-- Uso adulto e pediátrico a partir de 9 meses de idade, sem limite superior de idade.
-- Quando o contexto epidemiológico da febre amarela exigir uma vacinação imediata (de acordo com as recomendações oficiais), Stamaril® pode ser considerada para crianças entre 6 e 9 meses de idade.

Emissão do Certificado Internacional de Vacinação (CIVP):
-- O CIVP pode ser necessário para viajantes como condição para entrada em um país, baseado em requisitos locais. O Fleury não fornece serviço de medicina do viajante, portanto o cliente deve buscar esta informação em fontes oficiais ou no Ambulatório do Viajante do HC-USP.
-- O Fleury não emite certificado impresso – este foi substituído pelo CIVD digital, que estará disponível no Meu SUS Digital (https://meususdigital.saude.gov.br) em até 3 dias após a vacinação.
-- A validade do CIVP de febre amarela inicia-se 10 dias após a data de vacinação e se estende por toda a vida (será necessário tirá-lo apenas uma vez).

Restrições:
-- Stamaril® é contraindicada em casos de:
- Hipersensibilidade (anafilaxia) a ovos, proteínas de galinha ou quaisquer componentes da vacina ou após uma dose anterior deste imunizante.
- Pacientes com histórico de doença do timo (incluindo a miastenia grave, timoma) ou timectomia, uma vez que tais situações têm sido identificadas como potente influência no desenvolvimento da doença viscerotrópica
associada à vacina febre amarela.
- Pacientes sintomáticos infectados pelo HIV.
- Pacientes assintomáticos infectados pelo HIV, mas acompanhado de evidências de função imune prejudicada
- Crianças menores de 6 meses de idade (pelo risco aumentado de encefalite)
-- Vigência de quadro febril e/ou infeccioso leve (como um resfriado ou gastroenterite): recomenda-se apenas adiar a vacinação até melhora dos sintomas, uma vez que não se trata de uma contraindicação absoluta;
-- Em caso de administração intramuscular (considerada uma via alternativa para este produto), Stamaril® deve ser aplicada com cautela em indivíduos com trombocitopenia ou qualquer distúrbio de coagulação, nos quais há risco de sangramento após injeção intramuscular.
-- Em caso de questionamento sobre APLICAÇÃO SIMULTÂNEA informar que as vacinas podem ser aplicadas no mesmo dia, porém uma de cada vez. Ou seja, não oferecemos o serviço de aplicação de duas vacinas ao mesmo tempo.

Gestação: assim como ocorre com as demais vacinas de vírus vivo atenuado, Stamaril® não deve ser utilizada em mulheres grávidas (Categoria de gravidez: C)

Lactação: mulheres amamentando filhos menores de 6 meses deverão ser vacinadas somente se residirem em local próximo onde ocorreu a confirmação de circulação do vírus (epizootias, casos humanos e vetores na área afetada). Neste caso, deve-se suspender o aleitamento materno por 10 dias após a vacinação. Em caso de lactantes com filhos com mais de 6 meses, não há necessidade de suspender a amamentação após a vacinação materna.

ATENÇÃO: o preço da vacina se refere sempre a uma dose unitária.

Locais e horários de aplicação - A aplicação da vacina é realizada após entrevista médica nas Unidades:
-- Alphaville: de segunda a sexta, das 07:00 às 17:30; aos sábados das 07:00 às 12:00; Domingos: serviço fechado.
-- Anália Franco II: de segunda a sexta, das 07:00 às 18:00; aos sábados das 07:00 às 12:00; Domingos: serviço fechado.
-- Atendimento Móvel: de segunda a sábado, mediante agendamento prévio, conforme disponibilidade da agenda; Domingos: serviço fechado.
-- Braz Leme: de segunda a sexta, das 07:00 às 18:00; aos sábados das 07:00 às 12:00; Domingos: serviço fechado.
-- República do Líbano I: de segunda a sexta, das 07:00 às 18:00; aos sábados das 07:00 às 12:30; aos domingos das 07:00 às 12:00.
-- Paraiso: de segunda a sexta, das 07:00 às 18:00; aos sábados das 07:00 às 18:00; aos domingos das 07:00 às 12:00.
-- Santo André II: de segunda a sexta, das 07:00 às 18:00; aos sábados das 07:00 às 12:00; domingo fechado.

ATENÇÃO: a carteira de vacinação é OBRIGATÓRIA para menores de 12 anos.

Atendimento móvel
Quando a aplicação da vacina for através do Atendimento Móvel:
-- Favor digitalizar a carteirinha de vacinação e/ou pedido médico e encaminhar o arquivo para o e-mail Pedido Móvel ([email protected]) - o título do e-mail deve conter o nome completo do cliente.
-- É necessário, para a realização da vacina, uma entrevista médica a ser realizada pelo telefone no período de 24-48hs uteis antes da data do agendamento."

Composição

"Composição: cada dose (0,5 ml) de Stamaril® contém
-- Ingredientes ativos: vírus atenuados da febre amarela (cepa 17D-204) ?1.000UI (cultivados em embriões de galinha)
-- Excipientes: lactose, sorbitol, cloridrato de L-histidina, L-alanina e solução salina (cloreto de sódio, cloreto de potássio, fosfato básico de sódio, fosfato de potássio, cloreto de cálcio sulfeto de magnésio).
-- Diluente: solução de cloreto de sódio a 0,4%
-- Conservantes: não contém.

A tampa da seringa preenchida contém uma borracha natural derivada do látex, que pode causar reações alérgicas em indivíduos sensíveis ao látex."

Interpretação e comentários

"Agente Infeccioso: A febre amarela é uma arbovirose potencialmente grave e fatal causada por um vírus da família Flaviviradae, do gênero Flavivirus, transmitida ao homem por picada do mosquito Aedes aegypti infectado. A forma clássica da doença caracteriza-se por um quadro íctero-hemorrágico, com comprometimento hepático, renal, miocárdico, neurológico e hemorrágico, com elevada letalidade.

Indicação: Prevenção da febre amarela, especialmente para pessoas que vivem, viajam ou passam por uma área endêmica e trabalhadores de laboratório de manipulação de materiais potencialmente infecciosos.

Plataforma vacinal: vírus vivo atenuado.

Observações:
-- Assim como identificado com outras vacinas, a produção de anticorpos pode ser insuficiente em crianças menores de 5 anos de idade.
-- Como ocorre com qualquer imunobiológico, as vacinas podem não proteger completamente todos os indivíduos que a receberem."

Doses e intervalos

"Esquema de vacinação habitual:
-- Crianças até 4 anos: duas doses, aos 9 meses e aos 4 anos;
-- Crianças e adultos com mais de 5 anos:
- PNI disponibiliza dose única. Pessoas a partir de 5 anos de idade que receberam uma dose da vacina antes de completarem 5 anos de idade devem receber uma segunda dose, independentemente da idade em que procurarem o serviço de vacinação, respeitando intervalo mínimo de 30 dias entre as doses.
- SBIm recomenda duas doses, com intervalo de 10 anos, pela possibilidade de falha secundária (perda de proteção ao longo do tempo)

Coadministração:
-- Stamaril® pode ser administrada com outras vacinas atenuadas em uma mesma visita (em diferentes locais de aplicação) ou após intervalo de 28 dias. Entretanto, com base em limitados dados de imunogenicidade, o Ministério da Saúde recomenda que crianças até 2 anos de idade evitem receber a vacina contra febre amarela simultaneamente com a vacina tríplice viral, devendo-se aguardar intervalo mínimo de 30 dias entre as duas vacinas. Por não se tratar de uma contraindicação formal, a administração concomitante destas vacinas pode ser realizada a critério médico.
-- Não há restrições de coadministração de Stamaril® com nenhuma outra vacina inativada, desde que administradas em diferentes locais anatômicos.
-- Stamaril® não deve ser misturada com outra vacina nem com outro medicamento.

Intercambialidade: No esquema vacinal infantil, onde duas doses são recomendadas, quaisquer vacinas licenciadas para uso no Brasil (Stamaril® e vacina contra febre amarela produzida por Bio-Manguinhos) podem ser utilizadas em qualquer dose da série.

Observações:
-- O uso de dose fracionada (equivalente a 20% da dose convencional, utilizada pelo Ministério da Saúde para conter o surto de grandes proporções) está restrito a vacina produzida por Bio-Manguinhos. Não há, portanto, autorização para a administração de doses fracionadas de Stamaril®.
-- A dose fracionada da vacina febre amarela é considerada válida para fins de esquema (de uma ou duas doses), mas não é aceita para a emissão do CIVP. Pessoas que precisam se deslocar para países que exigem este documento precisam receber pelo menos uma dose completa/padrão da vacina no mínimo 10 dias antes da viagem.
-- O esquema vacinal deve ser sempre individualizado para cada paciente."

Convênio e cobertura

Consulte nossa página de Convênios para mais informações

Particular e valores

Não tem convênio? Fale com a gente e consulte as condições especiais de pagamento particular.

Faça em casa

Agora, você pode fazer exames de sangue, urina e fezes em casa, no trabalho ou onde preferir. Consulte as regiões de cobertura