Outros nomes: VACINA PNEUMOCÓCICA CONJUGADA 20-VALENTE , PREVENAR 20, VACINA 20-VALENTE CONTRA PNEUMOCOCO , VACINA CONJUGADA CONTRA PNEUMOCOCO 20-VALENTE , VACINA CONJUGADA 20-VALENTE CONTRA STREPTOCOCCUS PNEUMONIAE , VACINA PNEUMOCÓCICA 20-VALENTE , VACINA ANTIPNEUMOCÓCICA 20-VALENTE , VACINA PNEUMOCOCO 20C , VACINA PNEUMOCÓCICA 20v CONJUGADA
Indicação de uso:
--Imunização ativa para a prevenção de doenças invasivas causadas por Streptococcus pneumoniae dos sorotipos contemplados na vacina Prevenar20® (1, 3, 4, 5, 6A, 6B, 7F, 8, 9V, 10A, 11A, 12F, 14, 15B, 18C, 19A, 19F, 22F, 23F e 33F).
Faixas etárias de indicação: uso adulto e pediátrico a partir de 6 semanas de vida, sem limite superior de idade.
Restrições:
-- Hipersensibilidade (anafilaxia) aos componentes da vacina ou a uma dose anterior desta vacina.
-- Hipersensibilidade (anafilaxia) ao toxóide diftérico, utilizado para conjugar o polissacarídeo do pneumococo.
-- Para indivíduos que receberam a vacina pneumocócica conjugada 13v (Prevenar13®) ou 15v (Vaxneuvance®), é necessário um intervalo mínimo de 2 meses para a aplicação de Prevenar20®.
-- Para indivíduos que receberam a vacina pneumocócica polissacarídica 23v (Pneumovax®), é necessário um intervalo mínimo de 12 meses para a aplicação de Prevenar20®.
-- A presença de uma infecção menor, como um resfriado ou gastroenterite, com ou sem febre baixa, não deve resultar no adiamento da vacinação.
-- Assim como outras vacinas de administração intramuscular, deve ser aplicada com cautela em indivíduos com trombocitopenia ou qualquer distúrbio de coagulação, nos quais há risco de sangramento após injeção intramuscular.
-- Em caso de questionamento sobre APLICAÇÃO SIMULTÂNEA informar que as vacinas podem ser aplicadas no mesmo dia, porém uma de cada vez. Ou seja, não oferecemos o serviço de aplicação de duas vacinas ao mesmo tempo.
Gestação: Não há dados de segurança desta vacina quando aplicada durante a gestação. O uso nessa população pode ser realizado mediante pedido médico (categoria de risco: C).
Lactação: esta vacina pode ser aplicada durante a lactação.
ATENÇÃO: o preço da vacina se refere sempre a uma dose unitária.
Locais e horários de aplicação - A aplicação da vacina é realizada após entrevista médica nas Unidades:
-- Alphaville: de segunda a sexta, das 07:00 às 18:00; aos sábados das 07:00 às 12:00; Domingos: serviço fechado.
-- Anália Franco II: de segunda a sexta, das 07:00 às 18:00; aos sábados das 07:00 às 12:00; Domingos: serviço fechado.
-- Atendimento Móvel: de segunda a sábado, mediante agendamento prévio, conforme disponibilidade da agenda; Domingos: serviço fechado.
-- Braz Leme: de segunda a sexta, das 07:00 às 18:00; aos sábados das 07:00 às 12:00; Domingos: serviço fechado.
-- Campo Belo: de segunda a sexta, das 07:00 às 18:00; aos sábados das 07:00 às 12:00; Domingos: serviço fechado.
-- Itaim: de segunda a sexta, das 07:00 às 18:00; aos sábados das 07:00 às 12:00; domingo fechado
-- Morumbi: de segunda a sexta, das 07:00 às 18:00; aos sábados das 07:00 às 12:00; aos domingos das 07:00 às 12:00
-- República do Líbano I: de segunda a sexta, das 07:00 às 18:00; aos sábados das 07:00 às 12:00; aos domingos das 07:00 às 12:00.
-- Paraiso: de segunda a sexta, das 07:00 às 18:00; aos sábados das 07:00 às 18:00; aos domingos das 07:00 às 12:00.
-- Rochaverá: de segunda a sexta, das 07:00 às 18:00; aos sábados das 07:00 às 12:00; aos domingos das 07:00 às 12:00.
--Santo André II: de segunda a sexta, das 07:00 às 18:00; aos sábados das 07:00 às 12:00; domingo fechado
-- Villa Lobos: de segunda a sexta, das 07:00 às 18:00; aos sábados das 07:00 às 12:00; Domingos: serviço fechado.
ATENÇÃO: a carteira de vacinação é OBRIGATÓRIA para menores de 12 anos.
Atendimento móvel
Quando a aplicação da vacina for através do Atendimento Móvel:
-- Favor digitalizar a carteirinha de vacinação e/ou pedido médico e encaminhar o arquivo para o e-mail Pedido Móvel ([email protected]) - o título do e-mail deve conter o nome completo do cliente.
-- É necessário, para a realização da vacina, uma entrevista médica a ser realizada pelo telefone no período de 24-48hs uteis antes da data do agendamento.
Agente infeccioso: Streptococcus pneumoniae, também conhecida como pneumococo, é uma bactéria gram-positiva normalmente encontrada em pares ou em cadeias e possui mais de 100 sorotipos descritos. Embora seja um patógeno que frequentemente coloniza o trato respiratório de crianças, certos indivíduos correm maior risco de desenvolver doença. As manifestações da doença pneumocócica incluem doenças não invasivas (otite média aguda, sinusite, pneumonia não bacterêmica) e doenças invasivas (pneumonia bacterêmica, meningite, bacteremia).
Indicação de uso: imunização ativa para a prevenção de doenças invasivas causadas por Streptococcus pneumoniae dos sorotipos contemplados na vacina Prevenar20® (1, 3, 4, 5, 6A, 6B, 7F, 8, 9V, 10A, 11A, 12F, 14, 15B, 18C, 19A, 19F, 22F, 23F e 33F).
Plataforma vacinal: antígenos capsulares de Streptococcus pneumoniae (polissacarídeos quimicamente ativados) conjugadas individualmente com a proteína CRM197 diftérica não tóxica.
Coadministração:
-- Prevenar20® pode ser aplicada no mesmo dia com qualquer vacina disponível e licenciada no Brasil, desde que em sítios anatômicos diferentes.
-- Não existe intervalo mínimo necessário entre Prevenar20® e outras vacinas, independente de tipo ou plataforma vacinal.
-- Em caso de questionamento sobre APLICAÇÃO SIMULTÂNEA informar que as vacinas podem ser aplicadas no mesmo dia, porém uma de cada vez. Ou seja, não oferecemos o serviço de aplicação de duas vacinas ao mesmo tempo.
Observações:
-- Crianças que tenham iniciado o esquema com a vacina pneumocócica conjugada 10-valente (Synflorix®), deve-se reiniciar a imunização com Prevenar20® com número de doses de acordo com a idade do indivíduo ao iniciar o esquema de PCV20.
-- O uso da vacina conjugada 20-valente (Prevenar20®) substitui a vacina pneumocócica polissacarídica 23-valente (Pneumovax®) em crianças maiores de 2 anos com risco aumentado para doença pneumocócica invasiva. Entretanto, se o uso da vacina polissacarídica 23-valente for considerado apropriado, Prevenar20® deve ser administrada primeiro.
-- Como ocorre com qualquer imunobiológico, as vacinas pneumocócicas conjugadas podem não proteger todos os indivíduos que receberem a vacina contra a doença pneumocócica.
-- A vacina protegerá apenas contra os sorotipos de Streptococcus pneumoniae incluídos no produto.
-- Estas vacinas não se destinam ao uso no tratamento de infecção pneumocócica ativa
Esquema de vacinação habitual:
O esquema de imunização varia de acordo com a idade em que a primeira dose é aplicada:
--de 2 a 6 meses de idade: três doses, com intervalo de dois meses entre elas + reforço entre 12 e 15 meses;
--de 7 a 11 meses de idade: duas doses, com intervalo de dois meses entre elas + reforço aos 15 meses;
--de 12 a 23 meses e 29 dias: duas doses, com intervalo de dois meses entre elas, sem indicação de reforço;
--acima de 2 anos (incluindo adolescentes e adultos): dose única;
Coadministração:
-- Esta vacina pode ser administrada com outras vacinas inativadas ou atenuadas em uma mesma visita, porém em diferentes locais de aplicação.
-- Em caso de questionamento sobre APLICAÇÃO SIMULTÂNEA informar que as vacinas podem ser aplicadas no mesmo dia, porém uma de cada vez. Ou seja, não oferecemos o serviço de aplicação de duas vacinas ao mesmo tempo.
-- Esta vacina não deve ser misturada com outra vacina nem com outro medicamento.
Intercambialidade:
Crianças previamente vacinadas com outras vacinas pneumocócicas conjugadas:
--crianças com menos de 15 meses de idade: podem completar a imunização fazendo a transição para Prevenar® 20 em qualquer ponto do cronograma;
--crianças entre 15 meses e 18 anos de idade: 1 dose com intervalo mínimo de 8 semanas da outra vacina pneumocócica conjugada já administrada;
-- Para clientes com idade maior ou igual a 2 anos e portadores de comorbidades que aumentam risco para doença pneumocócica invasiva, a vacina pneumocócica polissacarídica 23-valente (Pneumovax®) poderá ser aplicada com intervalo mínimo de 2 meses após a Prevenar® 20.
-- Para pacientes que receberam a vacina pneumocócica polissacarídica 23-valente (Pneumovax®), é necessário um intervalo mínimo de 12 meses para a aplicação de Prevenar® 20.
Observações:
Diferentemente das outras vacinas pneumocócicas conjugadas, esta vacina não necessita de prescrição médica para pacientes entre 6 e 50 anos.
Reações locais: dor, vermelhidão, inchaço.
Reações sistêmicas: irritabilidade, mal-estar, redução do apetite, febre, fadiga, dor muscular (mialgia), cefaleia, artralgia.
Advertências e precauções gerais:
-- Indivíduos que sofrem de doença leve, como um resfriado ou gastroenterite, podem ser vacinados normalmente e não deve resultar no adiamento da vacinação. Entretanto, a ocorrência de febre geralmente resulta no adiamento da vacinação por 48-72h após cessação do quadro febril - trata-se de uma precaução com o intuito de não se atribuir as manifestações da doença à vacina. A presença de enfermidade aguda moderada ou grave (com ou sem febre) geralmente contraindica vacinação até que ocorra melhora clínica.
-- Como regra geral não é recomendado tomar medicamentos antipiréticos ou analgésicos profilaticamente antes da vacinação; no entanto, estes medicamentos podem ser utilizados para o tratamento de sintomas locais ou sistêmicos pós-vacina, sempre que necessário.
-- Assim como outras vacinas de administração intramuscular, deve ser aplicado com cautela em indivíduos com trombocitopenia ou qualquer distúrbio de coagulação, nos quais há risco de sangramento após injeção intramuscular.
-- Reações relacionadas ao estresse, incluindo reações vasovagais (síncope), hiperventilação ou reações relacionadas ao estresse podem ocorrer em associação à vacinação como uma resposta psicogênica à injeção com agulha – particularmente em adolescentes e adultos jovens.
Prevenar® 20 cada 0,5 mL de dose intramuscular é formulada para conter:
2,2 µg de sacarídeo por sorotipo 1, 3, 4, 5, 6A, 7F, 8, 9V, 10A, 11A, 12F, 14, 15B, 18C, 19A, 19F, 22F, 23F e 33F;
4,4 µg de sacarídeo para o sorotipo 6B;
Aproximadamente 51 µg de proteína CRM197 e 0,125 mg de fosfato de alumínio como adjuvante.
Excipientes: cloreto de sódio, ácido succínico, polissorbato 80 e água para injeção.
Adjuvante: fosfato de alumínio.