Vacina, Tríplice bacteriana acelular adulto

Outros nomes:
VACINA CONTRA TÉTANO, DIFTERIA E PERTUSSIS, ADULTO
VACINA TRÍPLICE BACTERIANA ACELULAR, PARA ADULTO
TRÍPLICE BACTERIANA ACELULAR PARA ADULTOS
VACINA PARA DIFTERIA, TÉTANO E COQUELUCHE, PARA ADULTOS
TRÍPLICE BACTERIANA ADULTO
VACINA DTPA ADULTO

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Orientações necessárias

- Esta vacina é aplicada a partir de 7 anos de idade. - A vacina dupla do adulto (tétano e difteria - dT) está disponível apenas na rede pública, como opção sugerimos a aplicação da tríplice bacteriana do adulto (tétano, difteria e coqueluche - dTpa). - A aplicação da vacina é realizada após entrevista médica nas Unidades: -- Alphaville: de segunda a sexta, das 07h às 17h45, aos sábados das 07h às 12h. -- Anália Franco II: de segunda a sexta, das 07h às 12h, aos sábados das 07h às 12h. -- Braz Leme: de segunda a sexta, das 07h às 12h, aos sábados das 07h às 12h. -- Morumbi: de segunda a sexta, das 07h às 12h, aos sábados das 07h às 12h. -- Paraiso: de segunda a sexta, das 07h às 18h, aos sábados das 07h às 17h, aos domingos das 07h às 11h. -- República do Líbano I: de segunda a sexta, das 07h às 18h, aos sábados das 07h às 12h30, aos domingos das 07h às 12h. -- Rochaverá Morumbi: de segunda a sexta, das 07h às 12h, aos sábados das 07h às 12h. - Há restrições para a aplicação deste produto nas seguintes condições: -- hipersensibilidade aos componentes da vacina; -- vigência de quadros febris e/ou infecciosos agudos; -- gestação: a vacina pode ser feita a partir da 20ª semana de gestação ou antes disso, mediante a solicitação médica; -- encefalopatia de origem desconhecida nos últimos sete dias - em tais casos, recomenda-se usar a dupla diftérica e tetânica para adulto (dT). -- alergia ao alumínio; -- crianças com menos de 7 anos. Observação: o preço da vacina refere-se sempre a cada dose.

Doses e intervalos

- Para pessoas que não foram vacinadas com a tríplice ou com a dupla infantil (DT) ou, então, para indivíduos cujo estado imunitário seja desconhecido, recomenda-se aplicar uma dose da tríplice acelular (DTPa), seguida de duas doses de dupla adulto (dT), com intervalo de 60 dias entre a primeira e a segunda dose (no mínimo, de 30 dias) e de 4 meses entre a segunda e terceira dose. O esquema 0 - 2 e 6 meses também pode ser utilizado. - Observação: De acordo com a SBIm, nos casos de esquema de vacinação básico incompleto ou desconhecido para os adultos, na impossibilidade do uso da vacina dTpa, substituí-la pela dT; e na impossibilidade da aplicação das outras doses com a dT, substituí-la pela vacina dTpa, completando as 3 doses necessárias para imunização. - Todas as pessoas, a partir dos 7 anos de idade, que tenham recebido vacinação básica e reforço com a tríplice contra difteria, tétano e pertussis (DPT), ou mesmo com a DT ou a dT, podem receber reforços de DTPa aproximadamente a cada dez anos - para facilitar a memorização, sugere-se a vacinação nas idades de 15, 25, 35, etc. Em caso de acidente com lesões graves, é possível antecipar o reforço para cinco anos, o qual deve ser feito com dupla adulto. - De acordo com CDC e SBIm, a mulher deve receber uma dose de dTpa a cada gestação. O período ideal para aplicação é da 27º à 32º semana de gestação, mas a vacina pode ser recomendada a partir da 20º semana. Antes disso, poderá ser aplicada mediante prescrição médica.

Efeitos adversos

- Dor, eritema e edema no local da aplicação; - Reações sistêmicas como mal-estar, fadiga, cefaléia e, eventualmente, febre até 48 horas após a aplicação, com raros relatos de convulsões.

Interpretação e comentários

- O uso desta vacina é indicado para a profilaxia de difteria, tétano e coqueluche em indivíduos a partir de 7 anos de idade. - Apesar da grande cobertura vacinal da DTP, estima-se que a coqueluche afete 40 milhões de pessoas no mundo, pois nem a imunidade natural nem a adquirida pela vacina duram a vida toda. Até 25% dos adultos com tosse prolongada podem apresentar evidências sorológicas de infecção recente por Bordetella pertussis. Deve-se lembrar que a coqueluche em adolescentes e adultos age como reservatório de infecção para crianças vulneráveis. - Até pouco tempo atrás, a vacinação para coqueluche em indivíduos maiores de 7 anos não era recomendada devido ao grande número de reações da vacina de células inteiras. Hoje, porém, a vacina combinada para tétano, difteria e pertussis para adultos (DTPa) reúne alta imunogenicidade e segurança, com poucos efeitos adversos. Dessa forma, os reforços de vacinação para difteria e tétano, preconizados em intervalos regulares no Brasil, facilitam a introdução da imunização contra a coqueluche, tornando essa doença potencialmente erradicável. - Estudos clínicos mostram soroconversão para cada um dos componentes desta vacina em pelo menos 93% dos adultos avaliados.

Composição

- Toxóide diftérico purificado (30 UI); - Toxóide tetânico purificado (40 UI); - Toxóide pertussis (8 µg), hemaglutinina filamentosa (8 µg) e pertactina (2,5 µg); - Sais de alumínio; - Fenoxietanol.

Dias de Medicamento

0

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822