Outros nomes: Vacina vírus sincicial respiratório (VSR-A e VSR-B), Abrysvo, Vacina VSR para Gestantes
Orientações necessárias
Indicação de uso:
-- Imunização ativa de gestantes, para prevenção passiva da doença do trato respiratório inferior de qualquer gravidade causada pelo vírus sincicial respiratório (VSR-A e VSR-B) em crianças desde o nascimento até os 6 meses de idade.
ATENÇÃO: Abrysvo® também pode ser utilizada para imunização ativa para prevenção da doença do trato respiratório inferior causada pelo vírus sincicial respiratório (VSR-A e VSR-B) em adultos com mais de 60 anos de idade. Entretanto, optou-se por dar preferência a Abrysvo® (Pfizer) para gestantes com objetivo de reduzir a possibilidade de erros de administração por troca de imunizante (motivo: Arexvy®, da GSK, não foi aprovada nos estudos clínicos de fase 3 em gestantes pelo aumento do risco de partos prematuros).
Faixas etárias de indicação: Gestantes acima de 18 anos, acima de 28 semanas completas. Mediante prescrição médica pode ser realizada a partir de 24 semanas completas. Mediante prescrição médica pode ser realizada em menores de 18 anos a partir de 24 semanas.
Para pacientes imunossuprimidos, homens e mulheres de 18 a 59 anos, a vacina pode ser realizada mediante prescrição médica.
Restrições:
-- Vigência de quadro febril e/ou infecioso leve: recomenda-se apenas adiar a vacinação até melhora dos sintomas, uma vez que não se trata de uma contraindicação absoluta;
-- Não realizamos aplicação simultânea (ao mesmo tempo) de vacinas, porém podem ser aplicadas mais de uma vacina na mesma visita, uma por vez;
-- Hipersensibilidade (anafilaxia) aos componentes da vacina ou a uma dose anterior deste imunizante;
-- Gestação: produto licenciado para uso em gestantes (categoria de risco de gravidez: A);
-- Lactação: O CDC/EUA e várias organizações profissionais de saúde reafirmam que as vacinas inativadas administradas a mães que amamentam não afetam a segurança da amamentação das mães ou de seus bebês. Portanto, apesar de não se saber se Abrysvo é excretada no leite humano, considera-se que Abrysvo não representa um risco para lactantes ou para os seus bebês e, portanto, pode ser administrada no período puerperal.
ATENÇÃO: o preço da vacina se refere sempre a uma dose unitária.
Locais e horários de aplicação: A aplicação da vacina é realizada após entrevista médica nas Unidades:
-- Alphaville: de segunda a sexta, das 07:00 às 18:00; aos sábados das 07:00 às 12:00; Domingos: serviço fechado.
-- Anália Franco II: de segunda a sexta, das 07:00 às 18:00; aos sábados das 07:00 às 12:00; Domingos: serviço fechado.
-- Braz Leme: de segunda a sexta, das 07:00 às 18:00; aos sábados das 07:00 às 12:00; Domingos: serviço fechado.
-- Campinas: de segunda a sábado, das 07:00 às 12:00; aos domingos: serviço fechado
-- Campo Belo: de segunda a sexta, das 07:00 às 18:00; aos sábados das 07:00 às 12:00; Domingos: serviço fechado.
-- Itaim: de segunda a sexta, das 07:00 às 18:00; aos sábados das 07:00 às 12:00; domingo fechado
-- Morumbi: de segunda a sexta, das 07:00 às 18:00; aos sábados das 07:00 às 12:00; aos domingos das 07:00 às 12:00.
-- República do Líbano I: de segunda a sexta, das 07:00 às 18:00; aos sábados das 07:00 às 12:00; aos domingos das 07:00 às 12:00.
-- Paraiso: de segunda a sexta, das 07:00 às 18:00; aos sábados das 07:00 às 18:00; aos domingos das 07:00 às 12:00.
-- Rochaverá: de segunda a sexta, das 07:00 às 18:00; aos sábados das 07:00 às 12:00; aos domingos das 07:00 às 12:00.
--Santo André II: de segunda a sexta, das 07:00 às 18:00; aos sábados das 07:00 às 12:00; domingo fechado
-- Villa Lobos: de segunda a sexta, das 07:00 às 18:00; aos sábados das 07:00 às 12:00; Domingos: serviço fechado.
ATENÇÃO: a carteira de vacinação é OBRIGATÓRIA para menores de 12 anos.
Atendimento móvel
Quando a aplicação da vacina for através do Atendimento Móvel:
-- Favor digitalizar a carteirinha de vacinação e/ou pedido médico e encaminhar o arquivo para o e-mail Pedido Móvel (pedido.movel@grupofleury.com.br) - o título do e-mail deve conter o nome completo do cliente.
-- É necessário, para a realização da vacina, uma entrevista médica a ser realizada pelo telefone no período de 24-48hs uteis antes da data do agendamento.
Agente Infeccioso: O vírus sincicial respiratório (VSR) é a causa mais importante de infecção aguda do trato respiratório inferior em crianças pequenas em todo o mundo. As infecções mais graves ocorrem no primeiro ano de vida e cerca de 1% de todas as crianças serão hospitalizadas com VSR. É caracterizada por epidemias recorrentes com forte sazonalidade e causa uma entidade patológica característica chamada “bronquiolite”. Devido às elevadas taxas de infecção numa faixa etária vulnerável, o VSR representa um enorme ônus para a saúde pública global. Nenhum tratamento específico está disponível.
Indicação de uso: imunização ativa de gestantes no 2º ou 3º trimestre da gestação (24-36 semanas), para prevenção passiva da doença do trato respiratório inferior de qualquer gravidade causada pelo vírus sincicial respiratório (VSR-A e VSR-B) em crianças desde o nascimento até os 6 meses de idade.
Plataforma: vacina inativada produzida por tecnologia de DNA recombinante.
Coadministração:
-- Abrysvo® pode ser aplicada no mesmo dia com qualquer vacina disponível e licenciada para gestantes no Brasil, desde que em sítios anatômicos diferentes.
-- Sugere-se, quando possível, um intervalo mínimo de 2 semanas entre a administração de Abrysvo® e a administração de dTpa por causa de interferência nas respostas imunológicas aos componentes da coqueluche na administração concomitante. Não existe intervalo mínimo necessário entre Abrysvo® e outras vacinas, independente de tipo ou plataforma vacinal.
-- Em caso de questionamento sobre APLICAÇÃO SIMULTÂNEA informar que as vacinas podem ser aplicadas no mesmo dia, porém uma de cada vez. Ou seja, não oferecemos o serviço de aplicação de duas vacinas ao mesmo tempo.
Observações:
-- Esta vacina não se destina ao uso no tratamento de infecção ativa pelo VSR.
Esquema de vacinação habitual:
Dose única. Até o momento não existe necessidade de revacinação.
Coadministração:
-- Esta vacina pode ser administrada com outras vacinas inativadas ou atenuadas em uma mesma visita, porém em diferentes locais de aplicação.
-- Não realizamos aplicação simultânea (ao mesmo tempo) de vacinas, porém podem ser aplicadas mais de uma vacina na mesma visita, uma por vez.
-- Esta vacina não deve ser misturada com outra vacina nem com outro medicamento.
Intercambialidade:
As vacinas contra VSR disponíveis no mercado não são intercambiáveis e são aplicadas em dose única.
ATENÇÃO: (Arexvy®, vacina da GSK, não foi aprovada nos estudos clínicos de fase 3 em gestantes pelo aumento do risco de partos prematuros).
Reações locais: dor, vermelhidão e inchaço no local da injeção.
Reações sistêmicas: fadiga, mialgia e dor de cabeça. Estas reações adversas foram geralmente de intensidade leve ou moderada e resolveram-se alguns dias após a vacinação.
Advertências e precauções gerais:
-- Indivíduos que sofrem de doença leve, como um resfriado ou gastroenterite, podem ser vacinados normalmente e não deve resultar no adiamento da vacinação. Entretanto, a ocorrência de febre geralmente resulta no adiamento da vacinação por 48-72h após cessação do quadro febril - trata-se de uma precaução com o intuito de não se atribuir as manifestações da doença à vacina. A presença de enfermidade aguda moderada ou grave (com ou sem febre) geralmente contraindica vacinação até que ocorra melhora clínica. -- Como regra geral não é recomendado tomar medicamentos antipiréticos ou analgésicos profilaticamente antes da vacinação; no entanto, estes medicamentos podem ser utilizados para o tratamento de sintomas locais ou sistêmicos pós-vacina, sempre que necessário. -- Assim como outras vacinas de administração intramuscular, deve ser aplicado com cautela em indivíduos com trombocitopenia ou qualquer distúrbio de coagulação, nos quais há risco de sangramento após injeção intramuscular. -- Reações relacionadas ao estresse, incluindo reações vasovagais (síncope), hiperventilação ou reações relacionadas ao estresse podem ocorrer em associação à vacinação como uma resposta psicogênica à injeção com agulha – particularmente em adolescentes e adultos jovens.
Composição:
-- Ingredientes ativos: após reconstituição, 1 dose (0,5 mL) de Abrysvo® contém:
- Pó liofilizado para suspensão injetável (RSVpreF): glicoproteína F do VSR dos subgrupo A (60 mcg) e sorogrupo B (60 mcg) estabilizadas na conformação pré-fusão (preF); excipientes (trometamol, cloridrato de trometamol, sacarose, manitol, polissorbato 80, cloreto de sódio)
- Diluente: água para injetáveis.
-- Conservantes: não contém.
Fabricante: Pfizer