Vancomicina, soro

Outros nomes:

VANCOMICINA, PESQUISA E DOSAGEM NO SANGUE

VANCLOMIN®

VANCOCID®

VANCOCINA®

Jejum

Para todas as idades jejum mínimo necessário de 3 horas

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 8 horas*

* Este prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, ligue para a nossa Central de Atendimento para confirmar o prazo na unidade de preferência.

Orientações necessárias

- Este exame é essencial no ajuste da dose de vancomicina.

Processamento e adequação da amostra

- Receber a amostra em embalagem REF e mantê-la nesta condição até a manipulação. - Aguardar 30 minutos; - Centrifugar a cerca 2.700 g, por 10 minutos, a 18ºC; - Aliquotar. - Volume de soro: -- ideal: 1,0 mL; -- mínimo: 0,3 mL . - Enviar o material refrigerado à seção, com a identificação correspondente dos tubos (vale ou pico). - Se necessário, congelar as amostras em gelo seco. - Estabilidade da amostra (aliquotada): -- temperatura ambiente: 8 horas; -- refrigerada (2-8ºC): 48 horas; -- congelada: (-20ºC): 2 semanas.

Valor de referência

Infecções graves por MRSA - ver NOTAS 1, 2 e 3 Infecções graves por outros microrganismos: 15,0 a 20,0 mg/L no vale (ver NOTA 4) Outras infecções NÃO graves: 10,0 a 15,0 mg/L no vale (NOTA 4)

Método

- Imunoensaio.

Interpretação e comentários

- A dosagem de vancomicina é necessária para reduzir o risco de nefrotoxicidade e aumentar a taxa de sucesso no tratamento de infecções por gram-positivos. NOTA 1: Nas infecções graves por Staphylococcus aureus resistentes à oxacilina (MRSA), o melhor parâmetro para otimizar a eficácia terapêutica e reduzir a nefrotoxicidade é a razão entre a área sob a curva da concentração sérica de vancomicina e a CIM de vancomicina do patógeno (AUC/CIM). O razão AUC/CIM deve ser de 400 a 600. NOTA 2: Durante a fase de ajuste da dose, a razão AUC/CIM idealmente deve ser calculada utilizando-se software de PK/PD, valores de concentrações séricas máxima (pico) e mínima (vale) de vancomicina e outras variáveis como creatinina sérica, idade, peso, altura. A determinação do nível sérico máximo (pico)deve ser feita em amostra de sangue coletada 1 a 2 horas após o término da infusão. A determinação do nível sérico mínimo (vale) deve ser feita em amostra de sangue coletada imediatamente antes da próxima dose. Esta avaliação pode ser feita a partir da segunda dose. Para valores de CIM até 1,0 mg/L deve ser sempre utilizado este valor para cálculo da razão AUC/CIM. Para informações adicionais consultar: Rybak et al. Am J Health Syst Pharm. 2020;77(11):835-864. NOTA 3: O uso da vancomicina não é recomendado no tratamento de infecções causadas por cepas de MRSA com CIM de vancomicina > 1,0 mg/L em função da maior frequência de falha terapêutica. NOTA 4 - Para ajuste da dose baseado exclusivamente no nível sérico mínimo (vale), recomenda-se que a primeira avaliação do nível sérico de vancomicina seja realizada imediatamente antes da quarta dose, exceto nos casos nos quais for administrada dose de ataque de 25 a 30 mg/kg. Para a avaliação da nefrotoxicidade, recomenda-se o acompanhamento da creatinina sérica: um aumento sustentado de 0,5 mg/dL ou superior a 50% do seu nível basal, na ausência de explicação alternativa, é indicativo de nefrotoxicidade decorrente do uso da vancomicina.

Dias de Medicamento

IMPORTANTE: Anotar medicamento(s) do (s)último(s): 7 dias(s).

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo Whatsapp (11) 3179-0822.

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame pelo Whatsapp (11) 3179-0822.