Manual de exames

Vitamina B3, dosagem, Plasma

Outros nomes: Ácido nicotínico, DOSAGEM, NIACINA, DOSAGEM, NICOTINAMIDA, DOSAGEM, NIACINAMIDA, DOSAGEM, VITAMINA PP, DOSAGEM

Este exame não precisa ser agendado

Orientações necessárias

- Necessário jejum de 4 a 8 horas.





Processamento e adequação da amostra

- Centrifugar em até 2 horas após a coleta a 2200 g por 10 minutos a 4°C
- Aliquotar plasma em 1 tubo de aliquota padrão
- Volume mínimo: 0,4 mL
- Enviar refrigerado a seção


CRITÉRIOS DE REJEIÇÃO:
- Hemólise acentuada.

Estabilidade da amostra:
Temperatura ambiente: 2 dias;
Refrigerada (2-8 ºC): 7 dias;
Congelada (-20 ºC): 60 dias.




Método

Cromatografia líquida acoplada a espectrometria de massas






Valor de referência

Ácido Nicotínico (Niacina): Inferior a 5,0 ng/mL
Nicotinamida: 5,0 a 48,0 ng/mL






Interpretação e comentários

A vitamina B3 (niacina ou ácido nicotínico) é uma vitamina hidrossolúvel envolvida em diversos processos metabólicos.
As fontes de niacina incluem levedura, carne magra, fígado, aves, leite, salmão e vegetais verdes folhosos. É rapidamente absorvida no estômago e intestino.
Um pequeno armazenamento de niacina pode ser observado. A niacina em excesso é secretada principalmente como N-metilnicotinamida (NMN) após metilação no fígado.
A nicotinamida é um metabólito do ácido nicotínico, onde ocorreu a adição do grupo amida. A nicotinamida é a principal forma circulante no plasma.
Participa de inúmeros processos metabólicos, participando de reações de oxidorredução incluindo a conversão de álcoois, cetonas e aminoácidos, bem como no metabolismo de lípides.
As necessidades preconizadas são 16 mg/dia para homens e 14 mg/dia para as mulheres. É recomendado um aumento da ingesta durante a gravidez e lactação.
A deficiência de niacina, associada ou não ao alcoolismo, causa a pelagra, e sua apresentação típica é de uma doença degenerativa crônica associada a dermatite, demência e diarreia.
A ingesta excessiva raramente leva a quadros de intoxicação. Em doses que ultrapassam os 6 g diários são associadas a vasodilatação ou “rubor” – uma sensação de ardor, formigamento da face dos braços e peito – e acredita-se que pode ser mediada por prostaglandinas. Outros efeitos colaterais do uso de altas doses de niacina são: prurido, náusea, vômitos e diarreia, embora estes sintomas muitas vezes diminuam com a terapia continuada.


Convênio e cobertura

Consulte nossa página de Convênios para mais informações

Particular e valores

Não tem convênio? Fale com a gente e consulte as condições especiais de pagamento particular.

Faça em casa

Agora, você pode fazer exames de sangue, urina e fezes em casa, no trabalho ou onde preferir. Consulte as regiões de cobertura