Outros nomes: Vitamina B6, Vitamina B6 pelagra, Vitamina B6 piridoxal, Piridoxina, Vitamina B6 piridoxina, Piridoxal 5 fosfato
- Receber a amostra em embalagem REF e mantê-la nesta condição até a manipulação.
- Não manusear.
- Verificar se o material está protegido da luz com papel-alumínio.
- Congelar imediatamente a -20ºC.
- Estabilidade da amostra:
Temperatura ambiente: 4 horas
Refrigerada (2-8ºC): 24 horas
Congelada (-20ºC): 1 mês
4 - Condições para envio do material - Laboratórios Clientes
- Este exame não necessita de preparo.
- O sangue deve ser colhido em um tubo de 3 mL com anticoagulante EDTA potássico, o qual deve ser protegido da luz com papel-alumínio.
- O material precisa ser enviado congelado.
Estabilidade da amostra:
Temperatura ambiente: 4 horas
Refrigerada (2-8 ºC): 24 horas
Congelada (-20 ºC): 1 mês
- Cromatografia líquida de ultra eficiência.
- 8,7 - 27,2 ng/mL
- A determinação da vitamina B6, ou piridoxina, é útil para o diagnóstico de deficiência dessa vitamina, que pode ser decorrente de alcoolismo crônico, desnutrição, anemia, má absorção ou uso de certos medicamentos, como a isoniazida. É possível observar essa deficiência também em indivíduos que foram submetidos à cirurgia bariátrica, especialmente quando o procedimento envolve a realização de derivação intestinal.
- A carência de piridoxina pode ocasionar queimação oral e neuropatia periférica. A vitamina B6 é um cofator essencial para a ativação de diversas enzimas, entre as quais a glicogênio fosforilase e diversas transaminases e descarboxilases de aminoácidos.
- O cliente não deve ingerir bebida alcoólica, suplementos vitamínicos nas 24 horas que antecedem a coleta de sangue para o exame.