Zikavirus, Detecção por PCR, líquido amniótico

Outros nomes:
ZIKAV LÍQUIDO AMNIÓTICO
RT-PCR ZIKAV LÍQUIDO AMNIÓTICO
DETECÇÃO DE VÍRUS ZIKA POR PCR LÍQUIDO AMNIÓTICO
PESQUISA DE ZIKA VÍRUS LQUIDO AMNIÓTICO
PESQUISA DE ZICA VIRUS LIQUIDO AMNIOTICO
DETECCAO DE VIRUS ZICA POR PCR LIQUIDO AMNIOTICO
ZICAV LIQUIDO AMNIOTICO

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 4 dias úteis (s/sábado s/emenda) às 18h

Orientações necessárias

- Exame realizado somente mediante pedido médico, para gestantes, no líquido amniótico. - O preparo para este exame corresponde àquele orientado para a ultrassonografia e para a amniocentese (punção de líquido amniótico). - Para coleta do exame no Fleury, o pedido médico deve constar também a solicitação do procedimento (punção de líquido amniótico ou amniocentese). - O Fleury aceita amostras colhidas pelo médico solicitante. Para isso, o líquido amniótico deve ser enviado na própria seringa (sem agulha e vedada), ou em frasco plástico estéril, em no máximo 24 horas após a coleta, se refrigerado, ou 7 dias, se congelado. O volume mínimo é de 4 mL. O frasco deve estar identificado com o nome da gestante e idade gestacional, além de data e horário da coleta. - Não são aceitas amostras em temperatura ambiente e nem acondicionadas em seringa com agulha.

Processamento e adequação da amostra

Líquido amniótico - Não aliquotar. Enviar o material no próprio tubo, congelado. - Se a amostra for recebida em seringa, transferir todo o volume para um tubo plástico estéril (mínimo: 4 mL). Enviar congelado. Estabilidade da amostra: Temperatura ambiente: não aceitável; Refrigerada (2-8 ºC): 48 horas; Congelada (-20 ºC): 1 mês.

Método

PCR em tempo real. Limite de detecção do teste: 2000 cp/mL

Valor de referência

Indetectável.

Interpretação e comentários

A infecção pelo vírus Zika está em processo de expansão por toda a América e Oceania. No Brasil o surto está em ampla disseminação. A transmissão se dá principalmente pela picada de mosquitos do gênero Aedes, mas também são descritos a transfusão de sangue, a via sexual, a amamentação/transmissão perinatal. O período de incubação é de 7 a 10 dias e estima-se que cerca de 80% dos casos sejam assintomáticos/oligossintomáticos. Quando existe um quadro mais típico a doença é bastante curta (3 a 5 dias) e cursa com febre (38oC), exantema leve e pruriginoso, artralgia, mialgia, cefaleia, dor retrorbitária. Têm sido associados à infecção pelo vírus Zika a síndrome de Guillain-Barré em adultos e a microcefalia em fetos/recém-nascidos. Não há alterações evidentes e constantes em outros exames laboratoriais e o diagnóstico costuma ser feito por técnicas moleculares (RT-PCR). Idealmente o material clínico deve ser plasma na fase inicial, visto que a viremia dura em torno de 7 dias; posteriormente, a pesquisa pode ser feita na urina, em que a excreção viral é mais prolongada (até 20º dia). No Fleury, o teste é realizado somente no líquido amniótico. Neste material, a dinâmica viral ainda não é bem conhecida, assim como em recém nascidos infectados por via materno-fetal.

Dias de Medicamento

0

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822