Zinco, urina

Outros nomes:
ZINCO, PESQUISA E DOSAGEM NA URINA

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 10 dias corridos às 18h

Processamento e adequação da amostra

Urina isolada: - Verificar se a amostra foi enviada em frasco cristal de tampa branca. Caso não seja esse o frasco, solicitar nova coleta. - Não manipular. - Volume mínimo: 20 mL. Urina de 24 horas: - Urina de 24 horas, colhida em frasco de urina Livre de metal (1 litro). Alíquotar no mínimo 20 ml em frasco cristal de tampa branca. Manusear o menos possível para evitar contaminação da amostra. "ATENÇÃO - Em se tratando da coleta de metais, frascos com tampas coloridas (Ex.: estéril), não podem ser utilizados, pois podem trazer algum tipo de contaminante." Estabilidade da amostra Temperatura ambiente: 8 horas Refrigerada (2-8 ºC): 7 dias Congelada (-20 ºC): 1 ano

Método

- Espectrofotometria de absorção atômica.

Valor de referência

Até 900 µg/g de creatinina

Interpretação e comentários

- O zinco é um elemento-traço essencial para o organismo humano. Está presente, como metaloenzima, em virtualmente todos os pontos do metabolismo, destacando-se na síntese de proteínas e na expressão gênica em geral. Atua como cofator na atividade funcional de trezentas enzimas diferentes, até mesmo em algumas envolvidas na síntese de RNA e DNA. - A deficiência de zinco condiciona o indivíduo a apresentar retardo do crescimento corporal e da maturação esquelética, atrofia testicular e hepatoesplenomegalia. Por sua vez, a deficiência moderada de zinco é caracterizada por atraso do crescimento em crianças e adolescentes, por hipogonadismo em homens e por redução das respostas imunológicas, entre outras manifestações. Uma alteração bem descrita da falta de zinco é a acrodermatite entérica, caracterizada por lesões na pele e diarreia. - A importância da exposição ocupacional ao zinco está ligada a atividades de metalurgia (fundição e refinação), indústrias recicladoras de chumbo, em produtos medicinais, galvanoplastia, produção do bronze (latão), indústria de baterias. - As principais vias de entrada da exposição ocupacional são as vias respiratória e cutânea. A exposição aguda pode causar irritação de vias aéreas, mucosas e cutânea, náuseas, vômitos, pneumonite e febre dos fumos metálicos. Compostos de zinco podem causar irritação e corrosão do trato digestivo, necrose tubular aguda e nefrite intersticial. Pode levar à anemia hemolítica e a exposição crônica leva à anemia sideroblástica. - O uso de complexos vitamínicos contendo zinco pode elevar os níveis de zinco urinário. - Deve-se evitar coletar a primeira micção após ejaculação, pois o líquido seminal é rico em zinco. O zinco constava do Quadro I da NR-7 até 1994, onde era apontado como valor de referência 150 - 700 µg/L e Índice Biológico Máximo Permitido (IBMP): 1200 µg/L.

Orientações necessárias

I - Material - Este exame pode ser feito em amostra isolada de urina e/ou urina de 24 horas. - Para clientes do sexo feminino, a coleta não pode ser feita durante o período menstrual. - Para crianças: Evitar o uso de pomadas infantis, pois pode interferir no resultado do exame. Urina isolada: - No caso de avaliação ocupacional, a amostra de urina deve ser colhida após a jornada de trabalho e depois de dois dias seguidos de exposição, pelo menos. Urina de 24 horas: Retirar frasco na unidade. II - Coleta - O procedimento não pode ser feito no posto de trabalho. Quando realizado nas dependências da empresa, deve ser feito no ambulatório ou em outro ambiente limpo e sem contaminação. - Antes da coleta, deve ser feita rigorosa higiene das mãos. - O cliente não deve usar a vestimenta usual de trabalho ao coletar este exame. III - Prazo para a entrega do material: - Deve ser entregue ao Fleury em até oito horas, se em temperatura ambiente, ou em até dois dias, se mantido refrigerado.

Dias de Medicamento

IMPORTANTE: Anotar medicamento(s) do (s)último(s): 10 dias(s).

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822