Zonisamida, soro

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 25 dias corridos às 18h

Orientações necessárias

- A coleta deve ser feita preferencialmente logo antes da próxima dose. - Em suspeitas de intoxicação, o exame pode ser colhido a qualquer momento.

Processamento e adequação da amostra

- Centrifugar a 2.200 g por 10 minutos a 18 ºC - Aliquotar 1 mL de soro em tubo seco de alíquota padrão - Enviar ao Lari/Larn refrigerado. - Volume mínino: 0,5 mL Estabilidade da amostra: Temperatura ambiente: 24 horas; Refrigerada (2-8 ºC): 14 dias; Congelada (-20 ºC): 45 dias. OBS: não é aceito material coletado em tubo com gel separador.

Método

Cromatografia líquida e espectrometria de massa em Tandem

Valor de referência

- 10,0 a 40,0 microgramas/mL

Interpretação e comentários

Esta dosagem é útil na monitorização da terapêutica com zonisamida. A zonisamida (Zonegran) é uma droga anticonvulsivante indicada como terapia adjuvante em pacientes epilépticos refratários aos anticonvulsivantes tradicionais. A zonisamida é o agente farmacológico ativo - seus metabólitos não são ativos. Após a administração oral, a sua biodisponibilidade é de cerca de 100% e cerca de 40% da droga liga-se à proteínas plasmáticas. Seu metabolismo é hepático através do citocromo CYP3A4. A meia-vida plasmática é de 63 horas e a principal via de eliminação é renal. Indica-se a monitorização terapêutica aos pacientes pois: 1) A resposta clínica correlaciona-se com o nível sérico, 2) Não há boa correlação entre a dose administrada e o nível sérico, pois a droga liga-se às hemácias de forma variável, 3) A sua eliminação é afetada por drogas indutoras enzimáticas como a carbamazepina, 4) A função renal afeta a eliminação. A toxicidade mais comum associada com alta concentração sérica é a sonolência. Efeitos adversos não relacionados com o nível sérico incluiem rash cutâneo, aumento de creatinina e fosfatase alcalina, formação de cálculos renais e distúrbios da coagulação.

Dias de Medicamento

0

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822