Catapora

Tópicos presentes nesta página:

  • Descrição  
  • Causas e Sintomas  
  • Exames e Diagnósticos  
  • Tratamentos e prevenções  

Descrição

A catapora, também denominada varicela, é uma doença infecciosa altamente contagiosa que se manifesta com a formação de lesões por todo o corpo. A moléstia atinge, sobretudo, crianças entre um e dez anos de idade, apesar de acometer também adultos não-imunizados.

Na maioria dos casos, não traz conseqüências maiores, mas pode causar infecções bacterianas, sobretudo na pele, particularmente em decorrência da coceira que as pessoas sentem no local das lesões.

Nos recém-nascidos e em pessoas com o sistema imunológico deprimido por enfermidades ou tratamentos, existe a possibilidade de a catapora ser mais grave, com comprometimento de outros órgãos.

Causas e Sintomas

"A doença começa com febre, mal-estar, falta de apetite, cansaço e dor de cabeça. De um a dois dias depois, surgem manchas avermelhadas em vários pontos da pele, as quais, em questão de horas, se transformam em vesículas cheias de um líquido claro. Alguns dias mais tarde, estas pequenas bolhas se tornam crostas, cicatrizando-se naturalmente. Em geral, a catapora resulta no surgimento de 200 a 500 lesões, que se formam em cerca de dois a quatro ciclos, provocando intensa coceira. A catapora decorre de infecção pelo vírus varicela-zoster, que é transmitido por via aérea, pela inalação de secreções respiratórias ou gotículas de saliva de pessoas contaminadas, ou, então, pelo contato com as lesões desses indivíduos, o que ocorre mais raramente. Depois do contato com o vírus, a doença pode demorar 15 dias para se manifestar. O período de maior risco de transmissão do vírus começa 48 horas antes do aparecimento das vesículas e se estende até a formação de crostas em todas as lesões. Contudo, o sistema imunológico não elimina o agente causador da catapora, que permanece em estado latente no organismo e, no futuro, pode vir a causar o herpes-zoster, sobretudo em idosos e em imunodeprimidos – como transplantados e portadores de aids."

Exames e Diagnósticos

Como a catapora apresenta manifestações muito peculiares, o diagnóstico costuma ser feito com uma boa avaliação médica, no consultório, sendo eventualmente confirmado por um teste laboratorial que pesquisa, no sangue de quem tem a suspeita, a presença de anticorpos contra o vírus varicela-zoster.

Tratamentos e prevenções

"Como a maioria das doenças causadas por vírus, o tratamento da catapora, em crianças saudáveis, objetiva apenas amenizar os sintomas, por exemplo, com o uso de antitérmicos para baixar a febre. Para adultos e pessoas debilitadas, porém, pode ser indicado o emprego de um antiviral. Daí a importância de consultar um médico, que vai avaliar em que situações o medicamento proporcionará benefícios. Em todos os casos, é possível atenuar a coceira com banhos ou compressas frias. Já para reduzir o risco de infecções bacterianas na pele, especialmente as crianças devem ter as unhas aparadas para que não se machuquem ao coçar as lesões. A vacina contra a catapora previne a infecção. Embora não faça parte do calendário oficial de vacinação, é recomendada para crianças a partir de um ano de idade. Os adultos não-imunes à doença também têm indicação de ser vacinados. Também existe um soro específico contra o vírus varicela-zoster (imunoglobulina), capaz de prevenir a infecção, porém este soro está indicado em situações bastante específicas, como para bloqueio de surto em hospitais."