Aleitamento Materno – Agosto Dourado

A amamentação é uma das melhores estratégias para salvar vidas infantis e melhorar a saúde e o desenvolvimento econômico e social dos indivíduos e das nações. Vale ressaltar que o profissional de saúde deve sempre informar sobre a importância da amamentação e apoiar a resolução materna. O suporte à mulher que amamenta é fundamental para a manutenção do aleitamento materno.

O mês de agosto é conhecido como Agosto Dourado e simboliza a luta pelo incentivo à amamentação, tendo como meta intensificar mundialmente as ações de conscientização e esclarecimento sobre a importância do aleitamento materno. A cor dourada, a propósito, remete ao padrão-ouro de qualidade do leite materno.

A recomendação mundial é que o aleitamento materno seja exclusivo até os seis meses de vida do bebê e se estenda até os dois anos ou mais da criança, sem um limite máximo.

Conheça alguns dos inúmeros benefícios do aleitamento materno:

  • Através do leite materno, o bebê recebe anticorpos e outros componentes do sistema imunológico de forma passiva, que o protegem contra diversos quadros infecciosos, como doenças respiratórias, otites e diarreias.
  • A amamentação é um excelente exercício para o desenvolvimento orofacial da criança, contribuindo, inclusive, no desenvolvimento da fala.
  • Diferenças na composição do leite materno protegem a criança contra o desenvolvimento de doenças alérgicas.
  • O leite materno estimula o crescimento de “bactérias saudáveis” no trato gastrointestinal do lactente.
  • O aleitamento materno tem efeito protetor contra obesidade infantil, hipertensão, dislipidemias e diabetes, mesmo depois que as crianças param de mamar.
  • A amamentação pode reduzir a dor em recém-nascidos quando submetidos a procedimentos de pequeno porte.
  • Crianças amamentadas apresentam melhor desempenho escolar.
  • Para a mulher que amamenta, o aleitamento materno estimula o útero a recuperar seu tamanho normal, diminuindo o risco de hemorragia e de anemia após o parto. Reduz, também, o risco de diabetes e acelera a perda do peso adquirida durante a gestação.
  • Mães que amamentam apresentam ainda maior proteção contra osteoporose e doenças cardiovasculares, como o infarto, e menor incidência de câncer de mama, ovário e endométrio.
  • Ações de apoio à amamentação em situações de emergência ou catástrofes reduz desnutrição, ocorrência de doenças e mortalidade infantil.

Qualquer dúvida sobre a amamentação, consulte sempre o seu médico.