Câncer de Pele: Centro de Dermatologia do Fleury tem novo equipamento que “mapeia a pele”

Em unidade no Jardim Paulista, Centro de Dermatologia realiza o mapeamento de nevos (pintas) com novo equipamento que detecta melanomas antes dos sinais visíveis a olho nu, evitando retiradas cirúrgicas desnecessárias

No verão,  a maior incidência dos raios solares e o calor intenso aumentam as chances de queimaduras – principal fator de risco para os diferentes tipos de câncer de pele. É importante lembrar também que, sem a devida proteção, a radiação UVA pode queimar a pele mesmo em dias nublados. Por isso, é ainda mais importante ficar atento aos sinais.



Uma pinta que mudou de forma, cor ou tamanho (características “ABCDE”: assimetria, bordas irregulares, cores variadas, diâmetro superior a 6 mm e evolução) pode ser, na verdade, um melanoma – tipo de câncer menos frequente, mas com maior índice de mortalidade. Entretanto, estudos comprovam que esses sinais a olho nu podem ser tardios, sendo mais comuns no melanoma já invasivo.



Para o diagnóstico precoce do melanoma é fundamental o uso de tecnologias complementares que ajudam a reconhecer pequenas estruturas específicas do melanoma e detectar precocemente detalhes ainda invisíveis. Com a dermatoscopia ou mapeamento de nevos (termo técnico para “pintas”), é possível avaliar e documentar, de forma mais detalhada, o risco de pintas e manchas no corpo evoluírem para o melanoma, visando diagnóstico precoce ao mesmo tempo em que evita a retirada cirúrgica desnecessária de lesões benignas. O diagnóstico precoce também é possível em relação aos outros cânceres de pele (chamados de carcinomas), que são mais frequentes mas representam risco menor de vida.



Com o objetivo de expandir o atendimento voltado para a dermatologia, o Grupo Fleury adquiriu um novo equipamento, ampliou a equipe médica e lançou o Centro de Dermatologia, com localização privilegiada no Jardim Paulista, Unidade Brasil I. No Centro, além do uso de tecnologia de última geração, o mapeamento de nevos é realizado por médicos especialistas e com reconhecida experiência em câncer de pele e dermatoscopia.



Mapa da pele

Para pacientes com risco aumentado para melanoma, a equipe de dermatologistas do Fleury Medicina e Saúde utiliza equipamento de última geração fabricado na Alemanha, chamado Fotofinder® ATBM. O equipamento registra imagens dermatoscópicas panorâmicas (de todo o corpo) de forma automática, além de possuir uma câmera digital de alta resolução, a Medicam®, que amplia a imagem em 140 vezes, cerca de 120 vezes mais que um dermatoscópio comum.



A documentação fotográfica é realizada pelo próprio médico que, após documentação e exame completo da pele, analisa as imagens e emite o seu parecer. Cada lesão fotografada recebe um número, formando um “mapa da pele”, e pode ser acompanhada ao longo do tempo. O laudo preliminar e todas as imagens obtidas são, então, revistos por um segundo especialista, garantindo uma “dupla checagem”, o que torna o processo mais seguro e eficiente. Além disso, o armazenamento das imagens é sigiloso. O paciente recebe em sua casa o laudo, fotografias impressas e um CD-ROM com toda a documentação, que pode ser acessada por seu médico.



SERVIÇO:

Centro de Dermatologia do Grupo Fleury

Endereço: Unidade Brasil I (Av. Brasil, 216 - Jardim Paulista - São Paulo/SP)

Horário de funcionamento: segunda, terça, quarta e quinta-feira, atendimento das 7h às 19h; sexta e sábado, das 7h às 12h.



Sobre o Fleury Medicina e Saúde

Referência nacional em Medicina Diagnóstica e de Precisão, o Fleury oferece 3,5 mil testes em 37 diferentes especialidades médicas. Entre as recentes inovações ofertadas está a plataforma Fleury Genômica, canal dedicado a atender com excelência clientes e médicos e que possibilita a realização de testes genéticos em amostra de saliva, sangue e biópsias inteiramente online, mediante pedido médico para clientes situados em qualquer região do País e do mundo. Também é precursor no conceito de Centro Integrado de Medicina Diagnóstica, que oferece uma solução diagnóstica completa, assessoria médica e serviços singulares, como a Vila da Saúde, para atendimento infantil; Gestar Fleury, dedicado à medicina fetal; Imagem Osteomuscular, dedicado a doenças osteomusculares; entre outros. O Fleury tem unidades de atendimento nos municípios de São Paulo (SP), Santo André (SP), São Bernardo do Campo (SP), São Caetano do Sul (SP), Barueri (SP), Cotia (SP), Campinas (SP) e Jundiaí (SP), além de Brasília (DF).



Acesse e conheça o Fleury Genômica: www.fleurygenomica.com.br

Site Fleury Medicina e Saúde: http://www.fleury.com.br

Curta o Fleury no Facebook: www.facebook.com/FleuryMedicinaeSaude

Siga o Fleury no Instagram: www.instagram.com/fleury/

Inscreva-se no canal do Fleury no Youtube: www.youtube.com/FleuryMedicinaeSaude

Outras Notícias

Relatório Anual de Sustentabilidade 2019

Acesse o Relatório Anual de Sustentabilidade 2019 do Grupo Fleury, baseado nas diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI) em sua versão Standard, opção Essencial, e em linha com as orientações do Relato Integrado (IR).

Semana Mundial de Conscientização Sobre Alergias

A Organização Mundial de Alergia (World Allergy Organization/WAO) realiza anualmente, juntamente com as diversas sociedades de alergia no mundo, uma semana para a conscientização sobre as doenças alérgicas e suas alterações. A partir de hoje e até o dia 4 de julho traremos informações sobre uma alergia diferente.

Checkpoints para o seu tratamento infusional: O passo a passo para alcançar mais qualidade de vida.

Qualidade de vida é uma das maiores aspirações do ser humano, expectativa que parece distante para quem sofre de doenças crônicas e incapacitantes. Mas, com o avanço das pesquisas e dos novos medicamentos da terapia infusional, é possível um cotidiano mais confortável e com maior autonomia. Para você iniciar seu tratamento com mais tranquilidade e saber quais resultados esperar, trouxemos algumas respostas para ajudá-lo.

Grupo Fleury participa do processo de testes para vacina contra a COVID-19

Grupo Fleury realizará testes para 2 mil candidatos selecionados pela Unifesp para estudo sobre a vacina contra a COVID-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford. Em estudo conduzido pela Escola Paulista de Medicina, da Unifesp, Grupo fará exames do tipo sorológico durante triagem de participantes de experimento. Vacina está sendo testada em 50 mil pessoas em vários lugares do mundo. IMPORTANTE: Os 2000 candidatos para o estudo da vacina serão selecionados exclusivamente pela Unifesp. Nossa central de atendimento não recebe candidaturas.