Câncer de Pele: Centro de Dermatologia do Fleury tem novo equipamento que “mapeia a pele”

Em unidade no Jardim Paulista, Centro de Dermatologia realiza o mapeamento de nevos (pintas) com novo equipamento que detecta melanomas antes dos sinais visíveis a olho nu, evitando retiradas cirúrgicas desnecessárias

No verão,  a maior incidência dos raios solares e o calor intenso aumentam as chances de queimaduras – principal fator de risco para os diferentes tipos de câncer de pele. É importante lembrar também que, sem a devida proteção, a radiação UVA pode queimar a pele mesmo em dias nublados. Por isso, é ainda mais importante ficar atento aos sinais.



Uma pinta que mudou de forma, cor ou tamanho (características “ABCDE”: assimetria, bordas irregulares, cores variadas, diâmetro superior a 6 mm e evolução) pode ser, na verdade, um melanoma – tipo de câncer menos frequente, mas com maior índice de mortalidade. Entretanto, estudos comprovam que esses sinais a olho nu podem ser tardios, sendo mais comuns no melanoma já invasivo.



Para o diagnóstico precoce do melanoma é fundamental o uso de tecnologias complementares que ajudam a reconhecer pequenas estruturas específicas do melanoma e detectar precocemente detalhes ainda invisíveis. Com a dermatoscopia ou mapeamento de nevos (termo técnico para “pintas”), é possível avaliar e documentar, de forma mais detalhada, o risco de pintas e manchas no corpo evoluírem para o melanoma, visando diagnóstico precoce ao mesmo tempo em que evita a retirada cirúrgica desnecessária de lesões benignas. O diagnóstico precoce também é possível em relação aos outros cânceres de pele (chamados de carcinomas), que são mais frequentes mas representam risco menor de vida.



Com o objetivo de expandir o atendimento voltado para a dermatologia, o Grupo Fleury adquiriu um novo equipamento, ampliou a equipe médica e lançou o Centro de Dermatologia, com localização privilegiada no Jardim Paulista, Unidade Brasil I. No Centro, além do uso de tecnologia de última geração, o mapeamento de nevos é realizado por médicos especialistas e com reconhecida experiência em câncer de pele e dermatoscopia.



Mapa da pele

Para pacientes com risco aumentado para melanoma, a equipe de dermatologistas do Fleury Medicina e Saúde utiliza equipamento de última geração fabricado na Alemanha, chamado Fotofinder® ATBM. O equipamento registra imagens dermatoscópicas panorâmicas (de todo o corpo) de forma automática, além de possuir uma câmera digital de alta resolução, a Medicam®, que amplia a imagem em 140 vezes, cerca de 120 vezes mais que um dermatoscópio comum.



A documentação fotográfica é realizada pelo próprio médico que, após documentação e exame completo da pele, analisa as imagens e emite o seu parecer. Cada lesão fotografada recebe um número, formando um “mapa da pele”, e pode ser acompanhada ao longo do tempo. O laudo preliminar e todas as imagens obtidas são, então, revistos por um segundo especialista, garantindo uma “dupla checagem”, o que torna o processo mais seguro e eficiente. Além disso, o armazenamento das imagens é sigiloso. O paciente recebe em sua casa o laudo, fotografias impressas e um CD-ROM com toda a documentação, que pode ser acessada por seu médico.



SERVIÇO:

Centro de Dermatologia do Grupo Fleury

Endereço: Unidade Brasil I (Av. Brasil, 216 - Jardim Paulista - São Paulo/SP)

Horário de funcionamento: segunda, terça, quarta e quinta-feira, atendimento das 7h às 19h; sexta e sábado, das 7h às 12h.



Sobre o Fleury Medicina e Saúde

Referência nacional em Medicina Diagnóstica e de Precisão, o Fleury oferece 3,5 mil testes em 37 diferentes especialidades médicas. Entre as recentes inovações ofertadas está a plataforma Fleury Genômica, canal dedicado a atender com excelência clientes e médicos e que possibilita a realização de testes genéticos em amostra de saliva, sangue e biópsias inteiramente online, mediante pedido médico para clientes situados em qualquer região do País e do mundo. Também é precursor no conceito de Centro Integrado de Medicina Diagnóstica, que oferece uma solução diagnóstica completa, assessoria médica e serviços singulares, como a Vila da Saúde, para atendimento infantil; Gestar Fleury, dedicado à medicina fetal; Imagem Osteomuscular, dedicado a doenças osteomusculares; entre outros. O Fleury tem unidades de atendimento nos municípios de São Paulo (SP), Santo André (SP), São Bernardo do Campo (SP), São Caetano do Sul (SP), Barueri (SP), Cotia (SP), Campinas (SP) e Jundiaí (SP), além de Brasília (DF).



Acesse e conheça o Fleury Genômica: www.fleurygenomica.com.br

Site Fleury Medicina e Saúde: http://www.fleury.com.br

Curta o Fleury no Facebook: www.facebook.com/FleuryMedicinaeSaude

Siga o Fleury no Instagram: www.instagram.com/fleury/

Inscreva-se no canal do Fleury no Youtube: www.youtube.com/FleuryMedicinaeSaude