Cardiotocografia computadorizada: Para que serve, Quando fazer e mais

A cardiotocografia computadorizada (CTG) é um exame médico não invasivo e indolor, utilizado para monitorar a frequência cardíaca do feto e a frequência e intensidade das contrações uterinas, com a finalidade de avaliar a saúde do feto durante a gestação. É geralmente realizada no terceiro trimestre e durante o trabalho de parto.

Durante o exame, são avaliados o registro da frequência cardíaca fetal e o comportamento desta durante os movimentos corporais do feto e durante as contrações uterinas. Essas informações são fundamentais para avaliar a resposta do feto ao estresse provocado pelas contrações e para identificar possíveis sinais de redução da oxigenação fetal.

Nas Unidades Fleury você pode realizar o seu exame de cardiotocografia computadorizada de forma rápida e com uma equipe multidisciplinar.

Sempre consulte o preparo e informações sobre esse exame com a nossa central de atendimento ou clicando aqui.

Todas as informações contidas aqui são de caráter informativo, não devendo ser utilizadas como diagnóstico ou substituição de uma consulta com médico especialista.

Para que serve a cardiotocografia computadorizada?

A cardiotocografia computadorizada serve para monitorar os batimentos cardíacos do feto, o comportamento destes durante movimentos fetais e contrações uterinas, bem como a frequência e intensidade das contrações uterinas. É frequentemente utilizada como uma ferramenta para avaliação do bem-estar fetal, especialmente em gestações de alto risco. Também é utilizada durante o trabalho de parto para monitoramento do feto até o nascimento.

As principais finalidades da cardiotocografia computadorizada são:

  • Avaliar a vitalidade do feto e o seu bem-estar, monitorando a frequência cardíaca fetal e movimentos fetais, obtendo informações importantes sobre a sua saúde;

  • No acompanhamento de gravidez de alto risco, como em casos de hipertensão, diabetes gestacional, gestações múltiplas, entre outras condições, monitorando a saúde do feto;

  • Durante o trabalho de parto, para monitorar as contrações uterinas da mãe e a frequência cardíaca do feto, a fim de avaliar que o feto esteja bem durante o processo de nascimento.

Quando fazer a cardiotocografia computadorizada?

A cardiotocografia computadorizada é um exame geralmente realizado durante a segunda metade da gravidez, estando indicado a partir de 26 semanas de gestação. A quantidade de vezes que deverá ser realizado dependerá da indicação médica e do resultado do exame.

Em casos em que haja suspeita de sofrimento fetal devido a indícios de diminuição dos movimentos fetais, a cardiotocografia computadorizada poderá ser realizada para avaliar a saúde do feto.

O ideal é que a cardiotocografia computadorizada seja feita com a gestante alimentada, sem jejum.

Como é feita a cardiotocografia computadorizada?

A cardiotocografia computadorizada é realizada utilizando transdutores e um monitor que registra continuamente as informações.

  • O transdutor de frequência cardíaca fetal, que irá monitorar os batimentos cardíacos do feto, é colocado na barriga da gestante, na região onde o coração do feto poderá ser ouvido com mais clareza.

  • O transdutor de contrações uterinas é colocado na barriga da gestante, onde as contrações uterinas podem ser detectadas, registrando as contrações que ocorrerem.

  • Monitor computadorizado, que receberá os sinais dos transdutores de frequência cardíaca fetal e de contrações uterinas que serão transmitidos em tempo real, registrando os dados em um gráfico.

Onde fazer a cardiotocografia computadorizada?

Você pode fazer a sua cardiotocografia computadorizada em uma das unidades Fleury, entre em contato com a central de atendimento e agende agora mesmo o seu exame.

Para sua comodidade disponibilizamos o agendamento online pelo site Fleury, onde você pode optar por agendar via WhatsApp ou Messenger.