A unha encravada é um problema doloroso que ocorre quando a borda da unha cresce para dentro da pele. Causada principalmente devido ao corte inadequado das unhas (o correto é cortá-las sem arredondar os cantos), uso de sapatos apertados ou trauma, os sintomas da unha encravada incluem dor intensa, vermelhidão, sensibilidade e possíveis infecções.
A cirurgia de unha encravada é a solução mais indicada nestes casos justamente porque remove a parte da unha que está causando o problema, aliviando a dor e prevenindo infecções futuras. O procedimento é geralmente simples e rápido.
Sempre consulte o preparo e informações sobre esse procedimento com a nossa central de atendimento ou clicando aqui.
Todas as informações contidas aqui são de caráter informativo, não devendo ser utilizadas como diagnóstico ou substituição de uma consulta com médico especialista.
O procedimento é indicado quando os sintomas de unha encravada persistem apesar dos cuidados caseiros ou tratamentos conservadores, como banhos de água morna e antibióticos tópicos.
Pacientes com histórico de unhas encravadas recorrentes ou aqueles com condições médicas subjacentes, como diabetes, também podem ser indicados para a cirurgia.
A cirurgia também pode ser feita para a realização de biópsias ou para a correção de deformidades congênitas ou adquiridas pelo paciente.
Existem diferentes tipos de cirurgias para unha encravada e cada um deles é feito de uma forma específica. Os principais são:
Fenolização: um ácido chamado fenol é aplicado para destruir a parte da matriz da unha responsável pelo crescimento errado da unha.
Cantoplastia: envolve a remoção de uma pequena parte da unha, juntamente com a pele adjacente. Ele alivia a pressão na área e impede que a unha cresça em direção à pele novamente.
Matricectomia: parte da matriz da unha é removida para impedir o crescimento problemático, podendo ser indicado para casos mais sérios e recorrentes.
Onicoplastia: Esta é uma abordagem que envolve a remodelação da forma da unha, geralmente indicada quando há deformidades na unha que contribuem para o crescimento incorreto.
O paciente deve manter os pés limpos e secos, além de fazer curativos (com trocas regulares) para evitar infecções e evitar sapatos apertados durante pelo menos 7 dias. O médico também pode prescrever antibióticos de uso tópico para uso pós-cirúrgico.
É indicado consultar seu médico de confiança para orientações sobre quando é seguro retomar as atividades normais, mas, em geral, a liberação para exercícios físicos leves acontece depois de um mês, e depois de dois meses para exercícios moderados.
Para se certificar de que você irá realizar sua cirurgia de unha encravada com total segurança e com aparelhos da mais alta tecnologia, agende uma consulta com um dos dermatologistas do Fleury! Referência em saúde há mais de 9 décadas, contamos com os melhores profissionais em dermatologia da região.
Caso queira tirar suas dúvidas sobre o procedimento, entre em contato conosco!
Geralmente, a cirurgia é realizada com anestesia local para minimizar o desconforto durante o procedimento.
Para saber o valor da cirurgia e os convênios atendidos, entre em contato com a nossa equipe de atendimento.
Boletim traz o comportamento dos vírus respiratórios na população acima de 13 anos.
Selecionados para a SEGUNDA FASE do Programa de Fellow em Diagnóstico por Imagem do Grupo Fleury – São Paulo – 2025
Publicação analisa o comportamento dos vírus respiratórios em crianças de 0 a 12 anos.