Existem diferentes tipos de diabetes mellitus: tipo 1, tipo 2 e diabetes gestacional (DMG), entre outros.
Destes, o mais frequente é o diabetes mellitus 2, mais comum em adultos, representando cerca de 90% das pessoas com diabetes. O aumento da glicose no sangue ocorre por um defeito duplo: produção deficiente de insulina e resistência à ação desse hormônio.
Entre os principais fatores de risco para diabetes mellitus estão o sobrepeso e a obesidade, histórico familiar da doença, sedentarismo, hipertensão, colesterol alto, consumo elevado de álcool e alimentação inadequada - baixo consumo de fibras, alto consumo de alimentos ultra processados e de carboidratos.
Seguindo as recomendações médicas e conhecendo mais sobre a doença, é possível manter o diabetes sob controle.
Conte sempre com a gente.
Programas de Fellow em Diagnóstico por Imagem 2026 do Grupo Fleury
A pílula anticoncepcional é um método hormonal usado para prevenir a gravidez e regular o ciclo menstrual. Conheça os tipos e possíveis efeitos colaterais.
O teste de paternidade identifica o vínculo biológico entre pai e filho por meio da análise de DNA. Saiba como o exame é realizado.
O HPV é uma IST que pode causar verrugas genitais e aumentar o risco de alguns tipos de câncer. Veja como ocorre a infecção, formas de prevenção e tratamento.