Creatinina: Conheça tudo sobre essa substância e seu exame

A creatinina é uma substância produzida no nosso organismo em decorrência da degradação da creatina, um composto de aminoácidos que é armazenado nos nossos músculos e utilizado para a obtenção de energia.

A creatinina liberada na corrente sanguínea pela quebra da creatina é filtrada pelos rins e eliminada pela urina em uma taxa geralmente constante, o que mantém, portanto, seus níveis no sangue habitualmente estáveis. Dessa forma, sua dosagem é amplamente usada para avaliar a função dos rins, auxiliando a detecção de alterações nesse órgão.

Consulte o preparo e informações sobre esse exame com a nossa central de atendimento ou clicando aqui.

Esse material tem caráter informativo e não deve ser usado para diagnóstico ou em substituição por uma consulta com médico especialista.

Como é feito o exame de dosagem de creatinina?

Para realizar o exame de dosagem de creatinina, é feita uma coleta de sangue comum, na qual uma pequena amostra de sangue é retirada do paciente, preferencialmente da veia do braço. Esse material é enviado para análise em laboratório.

Recomenda-se, para a dosagem de creatinina, um jejum de, no mínimo, 3 horas. Também é importante que o paciente informe se faz uso diário de algum medicamento. 

Quais são os valores de referência, considerados normais, para a creatinina no exame laboratorial de sangue?

Os valores de referência, que são considerados como normais, para os níveis de creatinina no sangue variam de acordo a faixa etária dos indivíduos sendo, respectivamente:

  • Recém-nascido: 0,3 a 1,0 mg/dL;

  • Até 6 anos: 0,3 a 0,7 mg/dL.

  • Se 7 a 12 anos: 0,5 a 1,0 mg/dL;

  • Maiores de 12 anos:

Sexo masculino: 0,7 a 1,3 mg/dL;

Sexo feminino: 0,6 a 1,1 mg/dL.

Fonte: Creatinina - Manual de Exames Fleury

Vale lembrar, contudo, que os resultados sempre devem ser interpretados pelo médico solicitante, pois variações decorrentes de determinadas situações clínicas podem ocorrer.

Quando o médico pode solicitar esse exame?

A dosagem de creatinina no sangue é comumente solicitada como rotina para avaliar a função dos rins. Além disso, pode ser solicitada para o acompanhamento da função renal de pacientes com diabetes, hipertensão, problemas renais já conhecidos, uso de determinadas medicações ou outras condições que o médico julgar necessária.

Como a creatinina é utilizada para avaliar a função renal e quais condições podem afetar seus níveis?

A creatinina é uma molécula filtrada pelos rins e eliminada na urina em uma taxa geralmente constante, o que mantém seus níveis no sangue habitualmente estáveis. Indivíduos com a função renal diminuída não são capazes de fazer a filtração adequada dessa substância e, portanto, têm níveis maiores de creatinina no sangue. Assim, sua dosagem é amplamente usada para avaliar a função dos rins, auxiliando a detecção de alterações nesse órgão.

Algumas condições de saúde podem interferir nos valores da creatinina no sangue e devem ser levados em consideração na interpretação do resultado do exame, tais como:

  • Desidratação;

  • Atividade física intensa;

  • Uso de creatina, como suplemento, em excesso;

Conte com a segurança do Fleury para fazer seus exames!

No Laboratório Fleury, você encontra todo conforto e segurança que precisa para realizar seus exames. A coleta do material para a dosagem de creatinina pode ser feita na unidade mais próxima de você sem necessidade de agendamento ou à domicílio - neste caso, basta agendar com o Fleury em Casa.

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e consulte a unidade ideal para você, os convênios atendidos e as condições especiais para atendimento particular.

Converse sempre com seu médico.