Curetagem cutânea: O que é, Tempo de Recuperação, Onde fazer e mais

A curetagem cutânea é um procedimento dermatológico rápido e indolor que permite a remoção de lesões superficiais da pele em pessoas de todas as idades, sem oferecer grandes riscos ao paciente e com recuperação relativamente rápida.

Sempre consulte o preparo e informações sobre esse procedimento com a nossa central de atendimento ou clicando aqui.

Todas as informações contidas aqui são de caráter informativo, não devendo ser utilizadas como diagnóstico ou substituição de uma consulta com médico especialista.

Indicações

As indicações mais comuns para a realização da curetagem são em casos de:

  • Molusco contagioso (comum principalmente em crianças);

  • Verrugas;

  • Calosidades;

  • Ceratoses seborreicas;

  • Ceratoses actínicas;

  • Lesões pré-cancerígenas;

  • Pequenos tumores na pele.

O procedimento também pode ser indicado quando é necessária a obtenção de material para exame anatomopatológico.

Como é feita

A curetagem recebe esse nome porque é feita com um instrumento não cortante chamado de cureta. Utilizando esse instrumento, o dermatologista realiza raspagens delicadas na lesão de pele do paciente, de forma que se atinja apenas sua camada superficial.

Em alguns casos, uma pomada anestésica poderá ser aplicada na região da lesão para que a área fique adormecida. Anestesias locais são necessárias apenas em lesões muito grandes.

Tempo de recuperação e pós tratamento

O paciente pode voltar à vida normal no mesmo dia da realização do procedimento e, em geral, a recuperação da pele é relativamente rápida. Nos primeiros dias após a curetagem, o paciente irá observar a formação de uma crosta na área tratada. Essa crosta cairá naturalmente à medida que a pele se cura, o que normalmente ocorre dentro de uma ou duas semanas.

Durante o período de recuperação, é importante que o paciente evite coçar, esfregar ou arranhar a área tratada para não causar infecções ou possíveis complicações. O dermatologista também pode fornecer orientações específicas de acordo com o caso do paciente, como a aplicação de curativos ou pomadas cicatrizantes.

Onde fazer

A técnica de curetagem é extremamente segura quando feita de forma correta e por um profissional qualificado. Para garantir a sua segurança, você pode agendar uma consulta com um dos dermatologistas do Fleury, grupo que é referência em saúde há décadas.

Nossos profissionais experientes estão aptos a prescrever e realizar a curetagem, se for necessária para o seu caso. Para tirar suas dúvidas sobre o procedimento, entre em contato conosco!

Outras dúvidas sobre a curetagem cutânea

O procedimento é doloroso?

Não. A curetagem é geralmente bem tolerada pelos pacientes, mas pode haver um leve desconforto durante a aplicação da anestesia e durante o procedimento em si.

Quais são os possíveis riscos ou complicações da curetagem?

Não existem muitas complicações associadas à curetagem. No entanto, os possíveis riscos incluem infecção, sangramento, formação de cicatrizes e sensação de formigamento temporário. O indicado é voltar a procurar seu dermatologista caso algum sintoma atípico surja nos dias seguintes à realização do procedimento.

O procedimento é definitivo ou precisa de mais de uma sessão?

A necessidade de sessões adicionais depende da natureza da lesão. Lesões menores podem ser tratadas em uma única sessão, enquanto lesões maiores ou mais complexas podem exigir sessões adicionais para remoção completa.

Qual é a probabilidade de cicatrizes após a curetagem?

A probabilidade de cicatrizes depende da localização, tamanho e profundidade da lesão. O dermatologista utilizará técnicas para minimizar cicatrizes, mas em alguns casos, podem ocorrer cicatrizes leves.

Quanto custa a curetagem?

O valor da curetagem pode variar de acordo com o caso do paciente. Para mais informações sobre preços, entre em contato com a equipe de atendimento do Fleury!