No dia 28 de fevereiro é comemorado o Dia Mundial e Nacional das Doenças Raras.
A data tem como objetivo aumentar a consciência e sensibilizar a população sobre esses quadros, promovendo melhor acesso à assistência médica e ao tratamento, o que impacta a qualidade de vida dos pacientes e de suas famílias.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, uma doença é considerada rara quando acomete até 65 pessoas em 100.000 indivíduos. Estima-se que cerca de 6% da população mundial tenha alguma doença rara - no Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, são 13 milhões de pessoas.
Atualmente, são conhecidas de 6.000 a 8.000 doenças raras e as causas genéticas estão por trás de 80% dessas condições. O diagnóstico precoce é muito importante para um acompanhamento e tratamento adequados.
Você sabia que existem exames que analisam os genes associados a doenças raras nas mais diversas especialidades e que podem ser feitos de forma indolor, usando amostra de saliva ou de swab de bochecha?
Clique aqui para saber mais e consulte sempre o seu médico!
Programas de Fellow em Diagnóstico por Imagem 2026 do Grupo Fleury
A pílula anticoncepcional é um método hormonal usado para prevenir a gravidez e regular o ciclo menstrual. Conheça os tipos e possíveis efeitos colaterais.
O teste de paternidade identifica o vínculo biológico entre pai e filho por meio da análise de DNA. Saiba como o exame é realizado.
O HPV é uma IST que pode causar verrugas genitais e aumentar o risco de alguns tipos de câncer. Veja como ocorre a infecção, formas de prevenção e tratamento.