Os exames de fezes compreendem diversos testes laboratoriais que podem auxiliar o diagnóstico de doenças gastrointestinais e infecciosas, como as parasitárias.
A análise das fezes permite, por exemplo, a detecção de microrganismos, como bactérias, vírus, protozoários e vermes, que podem causar problemas de saúde.
Além disso, pode identificar a presença de sangue oculto no material, que sugere lesões da mucosa do trato digestório ou mesmo inflamações, e componentes associados ao mau funcionamento do aparelho digestório.
Sempre consulte o preparo e informações sobre esse exame com a nossa central de atendimento ou clicando aqui
Todas as informações contidas aqui são de caráter informativo, não devendo ser utilizadas como diagnóstico ou substituição de uma consulta com médico especialista.
Muitos são os sinais e sintomas que podem levar à solicitação de algum tipo de exame de fezes, a exemplo de diarreia persistente, dor abdominal ou perda de peso inexplicável. Tanto a solicitação quanto a interpretação do exame deve ser sempre feita por um médico.
A coleta correta das fezes é essencial para a precisão do exame. Antes de mais nada, é necessário retirar na unidade Fleury mais próxima o material e as instruções para coleta fornecidos pelo laboratório. Não é necessário agendar a retirada nem a entrega da amostra.
Cada exame de fezes tem uma orientação específica e um frasco apropriado para coleta. Seguir adequadamente as orientações é muito importante.
Preferencialmente, o material precisa ser entregue logo após a coleta, embora o tempo varie de acordo com o tipo de exame. Para alguns testes, a amostra coletada precisa ser mantida refrigerada.
Alguns exames de fezes podem ainda requerer uma dieta específica previamente à coleta. Outros não devem ser feitos durante o período menstrual ou diante de outros sangramentos, como os causados por fissuras, ou após uso de contraste via oral. Esses detalhes também são mencionados nas orientações de cada teste.
Os exames de fezes são capazes de ajudar no diagnóstico de uma variedade de doenças.
A análise parasitológica das fezes, por exemplo, pode identificar a presença de parasitas em diferentes estágios de desenvolvimento, como lombriga e tênia. Já a coprocultura, também chamada de cultura de fezes, detecta a presença de bactérias. Existem ainda outros exames que podem identificar vírus nas fezes, como rotavírus e adenovírus.
Além disso, há diversos outros exames realizados em fezes, como a pesquisa de hemácias e leucócitos no material ou de sangue oculto, que sugerem a presença de alguma lesão, inflamação ou processo infeccioso que precisa ser investigado. Também há testes que avaliam a capacidade de absorção do intestino.
É fundamental destacar que os exames de fezes não são capazes de, isoladamente, diagnosticar todas as doenças gastrointestinais, e, em boa parte dos casos, pode ser necessário complementar a investigação com outros exames, como exames de sangue ou de imagem, endoscopia ou colonoscopia, entre outros, para uma avaliação mais profunda.
Normalmente os exames de fezes não necessitam de agendamento, mas é preciso retirar o material e as instruções de coleta. Entre em contato com a Central de Atendimento Fleury para tirar suas dúvidas e encontre a unidade Fleury mais próxima de você.
Boletim traz o comportamento dos vírus respiratórios na população acima de 13 anos.
Publicação analisa o comportamento dos vírus respiratórios em crianças de 0 a 12 anos.
As alergias alimentares ocorrem entre 4% a 6% em crianças e em torno de 5% nos adultos.
Quem tem paixão por saber mais, faz Ensino Fleury.