A deficiência de vitamina D pode causar fadiga, dores musculares e enfraquecimento ósseo. Conheça os sintomas, causas e como tratar.
A vitamina D é considerada um pré-hormônio, cuja principal fonte é a pele, onde é sintetizada em resposta à exposição à radiação solar ultravioleta (raios UVB).
A vitamina D pode ser obtida através da alimentação, mas de maneira insuficiente, pois poucos alimentos são ricos nesse nutriente, como peixes oleosos (salmão, atum, sardinha), óleo de fígado de bacalhau e ostras.
A deficiência de vitamina D leva a má absorção de cálcio, predispondo a doenças como osteoporose (caracterizada pela perda gradual de massa óssea, tornando os ossos mais frágeis e propensos a fraturas) e osteomalácia (doença caracterizada pelo molecimento e enfraquecimento dos ossos, devido à falta de minerais necessários para o endurecimento), além de aumentar o risco de quedas e fraturas.
Os fatores que se associam a níveis mais baixos de vitamina D são idade, escassez de atividades ao ar livre, falta de suplementação, mobilidade reduzida, estação do ano (outono e inverno) e latitudes mais altas (sul do Brasil).
Para ter o diagnóstico de deficiência de vitamina D, é necessário realizar o exame de vitamina D que mede a concentração de 25-hidroxivitamina D no organismo.
Não é recomendada a realização da vitamina D na ausência de sintomas ou sem fatores de risco para a hipovitaminose D, pois não há evidências de benefícios na prevenção de quedas e fraturas.
Indicações para a coleta da vitamina D:
O tratamento da deficiência de vitamina D é indicado pelo médico, de acordo com a história clínica, exame físico e exames complementares.
Para localizar o laboratório Fleury mais próximo da sua região, consultar preços e obter mais informações basta acessar nossa plataforma online.
Lembre-se sempre de consultar o seu médico.
Programas de Fellow em Diagnóstico por Imagem 2026 do Grupo Fleury
A pílula anticoncepcional é um método hormonal usado para prevenir a gravidez e regular o ciclo menstrual. Conheça os tipos e possíveis efeitos colaterais.
O teste de paternidade identifica o vínculo biológico entre pai e filho por meio da análise de DNA. Saiba como o exame é realizado.
O HPV é uma IST que pode causar verrugas genitais e aumentar o risco de alguns tipos de câncer. Veja como ocorre a infecção, formas de prevenção e tratamento.