O hipotireoidismo ocorre quando a tireoide produz hormônios em quantidade insuficiente. Conheça os sintomas, causas e formas de tratamento disponíveis.
A glândula tiroide é uma glândula endócrina em forma de borboleta, normalmente localizada na parte inferior frontal do pescoço. Sua função é produzir hormônios tiroidianos, que são secretados no sangue e transportados para todos os tecidos do corpo. O hormônio tiroidiano ajuda o corpo a usar energia, manter-se aquecido e manter o cérebro, o coração, os músculos e outros órgãos funcionando corretamente.
O hipotireoidismo corresponde a diminuição da atividade da glândula tiroide. Ou seja, ela não consegue produzir hormônio tiroidiano suficiente para manter o corpo funcionando normalmente. Pessoas com hipotiroidismo têm níveis insuficientes de hormônio tiroidiano no sangue.
As causas do hipotiroidismo podem ser diversas, incluindo:
O hipotireoidismo não apresenta sintomas característicos e muitos sintomas podem ocorrer em pessoas com outras doenças, como como sensação de frio, cansaço, pele seca, entre outros.
O diagnóstico requer a história clínica, exame de sangue e exames laboratoriais, como:
A indicação do tratamento é baseada na idade do paciente, gestação, dos resultados laboratoriais, entre outros fatores. O tratamento é realizada com a reposição hormonal.
O endocrinologista é responsável por investigar a causa específica do hipotiroidismo e o tratamento necessário, garantindo que os níveis hormonais sejam mantidos na faixa normal, minimizando riscos de complicações futuras.
O acompanhamento médico regular é essencial para ajustar a terapia e evitar sintomas associados ao tratamento inadequado.
Para localizar o laboratório Fleury mais próximo da sua região, consultar preços e obter mais informações basta acessar nossa plataforma online.
Lembre-se sempre de consultar o seu médico.
Programas de Fellow em Diagnóstico por Imagem 2026 do Grupo Fleury
A pílula anticoncepcional é um método hormonal usado para prevenir a gravidez e regular o ciclo menstrual. Conheça os tipos e possíveis efeitos colaterais.
O teste de paternidade identifica o vínculo biológico entre pai e filho por meio da análise de DNA. Saiba como o exame é realizado.
O HPV é uma IST que pode causar verrugas genitais e aumentar o risco de alguns tipos de câncer. Veja como ocorre a infecção, formas de prevenção e tratamento.