Hipotiroidismo: causas, sintomas e tratamento!

O hipotireoidismo ocorre quando a tireoide produz hormônios em quantidade insuficiente. Conheça os sintomas, causas e formas de tratamento disponíveis.

A glândula tiroide é uma glândula endócrina em forma de borboleta, normalmente localizada na parte inferior frontal do pescoço. Sua função é produzir hormônios tiroidianos, que são secretados no sangue e transportados para todos os tecidos do corpo. O hormônio tiroidiano ajuda o corpo a usar energia, manter-se aquecido e manter o cérebro, o coração, os músculos e outros órgãos funcionando corretamente.

O hipotireoidismo corresponde a diminuição da atividade da glândula tiroide. Ou seja, ela não consegue produzir hormônio tiroidiano suficiente para manter o corpo funcionando normalmente. Pessoas com hipotiroidismo têm níveis insuficientes de hormônio tiroidiano no sangue.

Causas do hipotireoidismo

As causas do hipotiroidismo podem ser diversas, incluindo: 

  • Doença autoimune: quando o sistema imunológico que protege o corpo de infecções invasoras pode confundir as células da glândula tiroide com invasores e atacá-las. Assim, não há células suficientes para produzir hormônio tiroidiano nas quantidades necessárias para o bom funcionamento do organismo. Ex.: tiroidite de Hashimoto.
  • Remoção cirúrgica de parte ou de toda a glândula tiroide.
  • Radioterapia.
  • Hipotireoidismo congênito: alguns bebês podem nascer sem tiroide ou com uma tiroide parcialmente formada.
  • Medicamentos: amiodarona, lítio, interferon-alfa e interleucina-2 podem impedir que a glândula tiroide produza hormônios normalmente.
  • Excesso ou falta de iodo: a glândula tiroide precisa de iodo para produzir o hormônio tiroidiano, obtido através dos alimentos. A ingestão excessiva de iodo pode causar ou agravar o hipotiroidismo.
  • Danos à hipófise: a hipófise informa à tiroide a quantidade de hormônio que deve ser produzida. Quando a hipófise é danificada por um tumor, radiação ou cirurgia, ela pode não ser mais capaz de dar instruções à tiroide, que pode parar de produzir quantidades suficientes de hormônio.

Sintomas de hipotireoidismo

O hipotireoidismo não apresenta sintomas característicos e muitos sintomas podem ocorrer em pessoas com outras doenças, como como sensação de frio, cansaço, pele seca, entre outros.

Diagnóstico 

O diagnóstico requer a história clínica, exame de sangue e exames laboratoriais, como:

  • TSH (hormônio estimulante da tiroide): um TSH alto significa hipotireoidismo, pois a glândula tiroide está sendo solicitada a produzir mais T4 porque não há T4 suficiente no sangue.
  • T4 livre: pode ser utilizado juntamente com a dosagem de TSH para avaliação da função da tiroide

Tratamento para hipotireoidismo

A indicação do tratamento é baseada na idade do paciente, gestação, dos resultados laboratoriais, entre outros fatores. O tratamento é realizada com a reposição hormonal.

Quando procurar ajuda médica

O endocrinologista é responsável por investigar a causa específica do hipotiroidismo e o tratamento necessário, garantindo que os níveis hormonais sejam mantidos na faixa normal, minimizando riscos de complicações futuras. 

O acompanhamento médico regular é essencial para ajustar a terapia e evitar sintomas associados ao tratamento inadequado.

Para localizar o laboratório Fleury mais próximo da sua região, consultar preços e obter mais informações basta acessar nossa plataforma online. 

Lembre-se sempre de consultar o seu médico.